sábado, 31 de dezembro de 2011

O Jornal da ARCOR do final de 2001

A 31 de Dezembro de 2001, há 10 anos, foi distribuída a terceira edição da 4ª. Série do Jornal da ARCOR.
Edição de 16 páginas e cm muita informação, relativa ao quarto trimestre do ano, dando muita relevância ao início das obras de construção do centro social e cívico (assim se chamava, ao tempo), começadas a 22 de Outubro.
As festas de Natal (2 páginas) e de S. Martinho (com a Tuna), o orçamento e plano de actividades para 2002 (705 000 euros para investimentos), o novo ATL e o voluntariado, as obras no polidesportivo, o título de Sérgio Soares na canoagem e o grupo de teatro eram alguns dos temas da edição - que até incluía palavras cruzadas.
A edição (como todas as que se publicaram até Março de 2005) foi distribuída porta a porta (em Ois da Ribeira) e enviada pelo correio, para os ribeirenses ausentes.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Natal das trabalhadoras da ARCOR em 2001

O jantar de Natal das trabalhadoras da ARCOR, há 10 anos, foi a 28 de Dezembro. Com a direcção e oferecido pelo restaurante O Vouguinha. Eram poucas as trabalhadoras: apenas 7. E ali estão elas: a Sónia, a Luísa e a Clara à frente, à direita de Madalena Neves (directora). Ao meio, a Lucília (que, ao tempo, ajudava a ARCOR), a Cristina, a Judite e as educadoras Fátima e Almerinda. Atrás, Milton Gomez (vogal), Manuel Soares (vice-presidente), Arlindo Reis (tesoureiro), Carlos Almeida (Vouguinha) e Celestino Viegas (presidente).
Deste grupo, continuam na ARCOR a educadora Fátima Goulart e as auxiliares Luís, Clara e Judite (certamente com outras classificações profissionais).

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Passagem de ano de 1973 para 1974

A passagem de ano de 1973 para 1974 foi celebrada em Ois da Ribeira, no restaurante Pôr-do-Sol, conforme publicidade que a imagem documenta.
O restaurante tinha sido inaugurado a 5 de Agosto desse ano (há 38). Era «o sonho maior de toda a freguesia», como eu próprio escrevi no jornal Soberania do Povo desse tempo, acrescentando que «é de linhas modernas, funcional, bem equipado e magnificamente situado», dispondo de cave, salões de baile e de jogos, salas de jantar e de café «com extraordinária panorâmica sobre a pateira». 
Ao tempo, já agora, estava eu na verdura dos meus quase 22 anos e mobilizado para a guerra colonial, colocado no Regimento de Cavalaria 4 (RC4) de Santa Margarida, de onde parti a 29 de Maio de 1974 para Angola. E daqui vim a 8 de Setembro de 1975. O tempo passa!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Altar de Natal em Ois da Ribeira

O Altar de Natal da Igreja de Ois da Ribeira, momentos antes do início da celebração de hoje. A comunidade ribeirense festejou o Natal, porventura não já com entusiasmo de outros tempos, mas adaptando-se aos actuais. 
Coisa que notei, e não gostei muito: as poucas oferendas do leilão do final da missa natalícia. Efeitos da crise, ou da partilha que era muito comungada pelos católicos ribeirenses? São os novos tempos, quiçá!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Presépio de Natal no adro de Ois da Ribeira

Presépio de Ois da Ribeira, no adro da Igreja (em cima), um pormenor da cabana (foto do meio) e um grande plano do Menino Jesus (em baixo)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

David Tavares é candidato a oficial do exército francês

O (filho de) ribeirense David das Neves Tavares, de 17 anos (na foto), é aluno do liceu militar em Aix-en-Provence (perto de Marselha, em França), da Classe Preparatória às Grandes Escolas - que dá acesso às escolas de oficiais do exército francês, ou de engenharia (na variante civil).
É filho de José Pires Tavares, oficial da Legião Estrangeira de França. Neto de Bernardete Pires dos Reis e sobrinho da professora Maria José Pires Tavares. Na foto, está acompanhado das duas irmãs: a Salomé (à esquerda) e a Sara, justamente no liceu de Aix-en-Provence.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mestre Carlos Manuel Almeida Reis (Comunicação Multimédia)


O ribeirense Carlos Reis acaba de concluir o mestrado em Comunicação Multimédia, com especialização em Audiovisual Digital, classificação final de18 valores e na Universidade de Aveiro.
As provas foram prestadas a 16 de Dezembro de 2011, perante um júri presidido pela professora doutora Maria João Lopes Antunes e incluindo os professores doutores Vitor Reia-Baptista (Universidade do Algarve), Vânia Baldi e Lídia Jesus Oliveira Loureiro da Silva (Aveiro) e Alfredo Pena-Beja (investigador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais).
A prova consistiu na justificação e discussão pública da dissertação "O papel do consumo dos media na construção da consciência europeia» - de que Vitor Reia-Baptista foi o arguente principal.
Carlos Manuel de Almeida Reis, de 40 anos, é licenciado em Teologia e, actualmente, é quadro superior da Câmara Municipal de Águeda. É filho de Manuel Fernando Almeida Marques e Rosa Maria dos Reis Santos Marques.

sábado, 17 de dezembro de 2011

A festa de Natal da ARCOR

A Festa de Natal da ARCOR foi na noite de ontem, no salão cultural do centro social e com casa cheia de entusiasmo. Participaram (como actores e artistas) os utentes das várias valências sociais, com familiares e amigos, dirigentes e colaboradores da instituição. Já vão algo distantes (e ainda bem!) em que as festas estavam condicionadas a espaços exteriores, nalguns casos bem pequenos e desconfortáveis. A festa agora é dentro de casa. O que é bem melhor. É bom!Foto (arranjada) foi retirada da página de
facebook da Paróquia, com a devida vénia.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Isauro Santos, o 1º. presidente eleito da Junta de Freguesia

Isauro Carvalho de Almeida e Santos foi o primeiro presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira eleito. A 12 de Dezembro de 1976, há precisamente 35 anos. Liderava a lista do PS e teve 212 votos. A do CDS, liderada por Hernâni Framegas dos Reis, teve 145.
Foram os dois únicos partidos a concorrer.
A posse foi 22 de Fevereiro de 1977, ficando o executivo formado por Isauro Santos (presidente), José Bernardino Gomes de Melo (secretário, já falecido) e Valter Framegas dos Reis (tesoureiro), todos do PS.
Arlindo Reis (PS) foi eleito presidente da Assembleia de Freguesia - com os secretários Mário P. Tavares das Neves (1º.) e João Bernardino Gomes Soares (2º.), ambos do CDS.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Coral Jovem da ARCEL no Concerto de Natal da Tuna

O concerto de Natal da Tuna de Ois da Ribeira tem este ano a particularidade (e novidade) de juntar o Coral Jovem da ARCEL, da vizinha freguesia de Espinhel - num espectáculo que, logo por isso, é extremamente valorizado.

O prometedor programa está marcado para a noie de sábado, no salão cultural da ARCOR, às 21 horas, e as entradas são gratuitas. O Coral Jovem da ARCEL, dirigido por Luís Soares, é o que se vê na imagem.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Os galardoados arcorianos da ANATA

Os galardoados da ARCOR, com a menção honrosa da ANATA, na noite de ontem - com Horácio Marçal, Judeu de Ouro 2011, médico do clube e anterior presidente da assembleia geral da associação ribeirense.
Da esquerda para a direita, Luís Santos, Arménio José, Tiago Tavares (Judeu de Ouro em 2009), João Paulo Brinco (treinador), Horácio Marçal, Valery Shuftakin, Volodymir Perekhodov e André Santos (treinador).

sábado, 10 de dezembro de 2011

Há 21 anos: Filiação da ARCOR na Federação de Canoagem

Hoje, 7 desportistas da ARCOR recebem menções honrosas da ANATA e vem ao caso lembrar que a filiação do clube, na Federação Portuguesa de Canoagem foi há 21 anos: 6 de Dezembro de 1990.

A direcção era presidida por Sesnando Alves dos Reis (na foto, desse tempo), com Hercílio Almeida (secretário), Manuel Duarte Almeida «Capitão» (tesoureiro), Paulo Rogério Framegas e Manuel Gomes da Conceição (vogais). A 28 de Setembro, fora feita uma demonstração da modalidade, a 27 de Outubro uma uma prova de divulgação e a 2 de Dezembro a apresentação da equipa de iniciados - apadrinhada pelo Recreio e Ginásio Clube de Águeda, Sporting Clube de Aveiro e Náutico de Crestuma.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

7 menções honrosas para a canoagem da ARCOR

A ARCOR vai ter, amanhã (dia 10 de Dezembro de 2011), 7 desportistas distinguidos com menções honrosas da ANATA, pelo seu percurso desportivo de 2011, na modalidade canoagem. Cinco atletas e dois treinadores.
São eles:
- TIAGO TAVARES, medalha de bronze de C1 dos campeonatos da Europa; campeão nacional de C1 juniores, de 200 e 500 metros; e de C2 júniores de 500 metros.
- ARMÉNIO JOSÉ, campeão nacional de C1 infantis de 500 e 1000 metros e C2 de 500 e 1000 metros.
- LUÍS SANTOS, campeão nacional de C2 infantis, 500 e 1000 metros.
- VOLODYMIR PEREKHODOV, medalha de ouro (K1 200 metros) e de prata (K1 1000) dos Jogos Mundiais de Veteranos (Itália); medalha de bronze dos Europeus da Maratona. Campeão nacional de K2 de maratona, 500 e 1000 metros.
- VALERY SHUFTAKIN, campeão nacional de K2 veteranos C da maratona, 500 e 100 metros.

- JOÃO PAULO BRINCO, atleta e treinador do escalão de formação.

- ANDRÉ SANTOS, atleta e treinador.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Concerto de Natal da Tuna de Ois da Ribeira

A Tuna de Ois da Ribeira vai realizar, a 17 de Dezembro, o tradicional Concerto de Natal. Este ano, a novidade tem a ver com a participação do Coral Jovem da ARCEL (de Espinhel) - com interpretações conjuntas.
O programa começa às 21 horas, no salão cultural da ARCOR, e inclui a venda de dois cabazes de Natal. As entradas são livres.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Inauguração da escola feminina de Ois da Robeira

A 1 de Dezembro de 1906, há 105 anos, foi inaugurada a escola primária feminina de Ois da Ribeira e houve festa rija, com foguetes e duas tunas - a local e a de Travassô.
Formou-se uma grande comissão, as autoridades foam recebidas em Cabanões e o desfile veio até Ois, atravessando o rio (a ponte só viria em 1952). À uma fora da tarde, chegaram as auoridades de Águeda e, já em solo ribeirense, formou-se «um cortejo imponente, pela grande quantidade de povo» e deitaram-se muitos foguetes, com as ruas embandeiradas e «os diferentes e bonitos arcos de flores apresentavam uma vista lindíssima».

A inauguração foi à 1,30 da tarde, falando o padre Marques de Castilho, director da Escola Distrital de Aveiro (em nome do Conde de Águeda, «a quem se deve a criação da cadeira»), o padre José Bernardino e Domingos Cerqueira - que encerrou a sessão.

Curiosidades:

1 - A escola ficava na casa que é hoje de Tobias Framegas dos Reis.

2 - Foi construída por Manuel Maria Tavares da Silva.

3 - A primeira professora foi Alzira Tavares da Silva, de Travassô.

4 - A festa foi encerrada no «palacete do padre José Bernardino», onde o pai da professora (António Tavares da Silva) ofereceu «a cerca de 200 pessoas, um lauto jantar, que decorreu animadíssimo, havendo ao champanhe e brindes entusiásticos e brilhantes».

5 - As duas tunas «acompanharam sempre, tocando ambas ao banquete belas e variadas peças, que muito agradaram».

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Visita do candidato (e futuro vereador) José Brenha de Almeida

Há 10 anos (6 de Dezembro de 2001), o médico José Brenha de Almeida, então candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Águeda, visitou as obras de construção do centro social da ARCOR.
A foto mostra, ds esquerda para a direita, António José Tavares (antigo presidente da ARCOR), Aníbal Saraiva (então candidato a do PS a presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira), Celestino Viegas (presidente da direcção da ARCOR), Armando Ferreira (presidente do CF da ARCOR), José Brenha de Almaida, Carlos Alberto Guerra (presidente da Concelhia do PS) e Madalena Neves (secretária da ARCOR).
O mesmo dia foi tempo para, em Ois da Ribeira, a ARCOR se reunir com José de Almeida Valente, director do Centro Distrital de Solidariedade Social de Aveiro - que aceitou o convite para visitar a obra.
Ao outro dia (7 de Dezembro de 2001), foi a vez da visita de Castro Azevedo, candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Águeda.
A ARCOR estimlava-se para a gigantesca tarefa que tinha pela frente e ganhava apoios exteriores a Ois da Ribeira.
- NOTA: A foto refere-se a uma visita do
então já vereador José Brenha de Almeida,
no terraço do centro social, a 10 de Maio de 2003.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Tiago Tavares no 2º. estágio da selecção nacional de sub-23

O seleccionador Ryszard Hoppe convocou Tiago Tavares (à direita, com a medalha de bronze do EURO 2011), para o segundo estágio de preparação das equipas nacionais de juniores e sub-23.

O estágio decorrerá mais uma vez no CAR de Montemor, com supervisão dos técnicos nacionais Rui Fernandes e Tiago Lourenço, entre os dias 10 e 23 de Dezembro. Os juniores, apenas iniciam os trabalhos no dia 17, terminando no dia 23. A equipa Sub-23, que inclui Tiago Tavares, da ARCOR, começa a 10 de Dezembro e termina a 17.

Portugal preparara a presença no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23, que decorrerá pela primeira vez no nosso país, entre 12 e 15 de Julho de 2012 no CAR de Montemor - sendo esperados perto de 1000 atletas, de mais de 30 países.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O prémio de Andreia Marina Marques de Almeida

O pai de Andreia Marina Marques de Almeida (Manuel Capitão) com os outros vencedores do prémio escolar da Fundação Dionísio Pinheiro e Maria Alice Cardoso Pinheiro - ausente em Lisboa, na universidade. Foi recebido no passado sabado, dia 26 de Novembro, em Águeda.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A compra do terreno que era do padre José Bernardino

A 1 de Dezembro de 2003, a casa do padre José Bernardino (que se vê na foto, do dia 27 de Fevereiro de 2000, o do lançamento da primeira pedra do centro social) já não existia - demolida no ano anterior. Mas foi neste dia de há 8 anos que, depois de mais de uma das infinitas reuniões com a Construções Marvoense, se fez a terceira avaliação do terreno (da casa e aido) que a ARCOR se aventurava a comprar.
A assembleia geral estava convocada para 12 de Dezembro e importava saber o seu valor - o valor de 6325 metros quadrados. A AG viria a aprovar a compra, por 140 000 euros (28 000 contos!). Aprovada, estava. Faltava arranjar os 140 000 euros, para além dos custos da obra que crescia. Arranjou-se o dinheiro e pagou-se. A ARCOR, felizmente, tinha muitos amigos.