
Blogue das coisas de Ois da Ribeira - aqui ocupando um espaço que foi do blogue não oficial da ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Ois da Ribeira, até 23 de Março de 2011. Agora, desde 1 de Maio de 2011.
terça-feira, 31 de maio de 2011
A primeira notícia de imprensa sobre a ARCOR

O maestro Óscar Matos (Neto)
O espectáculo foi aqui oportunamente referido e hoje deixamos o registo fotográfico do maestro (de pé, ao centro), que é bisneto, neto e filho de músicos ribeirenses, embora natural e residente em Fermentelos - onde seu pai, Madaíl Almeida Matos, se radicou pelo casamento.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Tiago Tavares venceu duas vezes na Taça de Portugal

As provas decorreram no CAR de Montemor-o-Velho, no fim de semana, e o clube de Ois da Ribeira foi 7º. classificado, com 267 pontos. O GICA, de Águeda, foi 26º. (45), entre 39 clubes. O vencedor foi o CN de Ponte de Lima, com 1353. Seguiram-se, o Prado (715) e o Gemeses (267).
Classificações finais dos atletas da ARCOR:
- Fábio Lopes: 3º. lugar em C1 juniores, 1000 metros.
- Tiago Tavares: 1º. lugar em C1 juniores 200 e 1000 metros.
- Manuel Tavares: 3º. lugar em C1 Cadetes 1000 metros.
Quanto ao GICA, de Águeda:
- Diogo Ferreira: 7º. na Final A; Ricardo Conceição: 4º. na Final B (13º.) dos 200 metros.
- Diogo Ferreira: 2º. lugar Final B ( 11º.), Ricardo Conceição: 6º. na Final B ( 15º.).
domingo, 29 de maio de 2011
Concerto da Banda Castanheirense no salão da ARCOR
A direcção artística foi de Óscar Matos - de Fermentelos, mas filho do ribeirense Madail Mato, neto do maestro Óscar Pereira de Matos e bisneto de Jacinto de Matos, que foi fundador e maestro da Tuna de Ois da Ribeira.
A hora de recordações foi para a entrega de lembranças da Junta de Freguesia e da UBA, com a colaboração da ARCOR - representada pelo presidente da direcção. A organização foi da autarquia ribeirense, com chancela da UBA e apoio da Câmara Municipal de Águeda.
sábado, 28 de maio de 2011
Os dois grupos de teatro de Ois da Ribeira em palco

sexta-feira, 27 de maio de 2011
Mesa de voto das eleições legislativas de 5 de Junho

Steven Tavares Pires é o vice-presidente e otrio de escrutinadores é formado por Paulo Jorge Santos Gomes, Victor Manuel Almeida Melo e Maria de Fátima Figueiredo dos Reis.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Cortejo, há 9 anos, rendeu 4500 contos para o centro social

Foi preparado em minúcia, em sucessivas reuniões: com os pais e encarregados de educação, grupo de teatro e secção de canoagem. Até com os grupos da catequese, que se responsabilizaram pelo bar e quermesse - esta com mais de 1 000 artigos, entre eles uma bicicleta Órbita, que calhou ao filho da Lurdes do Augusto. Rendeu mais de 200 contos.
Os «picanços» aos lances levedaram o bolo do cortejo. Cada director, ofereceu um leitão assado e o meu, aberto em 50 contos, foi bem picado. O Zeca Estima Reis ofereceu e comprou uma garrafa de vinho do Porto Vintage 1979, ano da fundação da ARCOR, que voltou a oferecer - para ser aberta no dia da inauguração.
Colaborou a Tuna e o cortejo abriu com a bandeira da ARCOR e crianças da associação. Continuou com os grupos de teatro e canoagem, adolescentes da catequese, carros e tractores com oferendas, muita gente apeada - em desfile que encerrava com o António Resende, na charrete puxada a cavalo.
Um dia gratificante!!! Há muito que Ois da Ribeira não se mostrava tão irmã dos seus projectos e do seu futuro! Assim se ia fazendo o milagre! A direcção de então era formada por Celestino Viegas (presidente), Manuel Soares (vice-presidente), Madalena Neves (secretária), Arlindo Reis (tesoureiro) e Milton Gomez (vogal).
Carpinteiro, há 100 anos, foi cozido a pontos naturais

Invêncio Viegas foi pai de Hermenegildo e César (já falecidos) e Amílcar Viegas. Avô de João Viegas, que é secretário da assembleia geral da ARCOR, e tio-avô de Celestino Viegas, que foi presidente da direcção.
Banda Castanheirense em Ois da Ribeira
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Jardim de Infância da ARCOR e Tuna na Mostra Social

Dia 4, será a vez da Tuna actuar, às 19 horas, na sessão de encerramento.
A foto é de uma visita do JI ao circo, na
Feira de Março, em Abril de 2004.
terça-feira, 24 de maio de 2011
As rivalidades teatrais de Ois da Ribeira

Há 75 anos, dois grupos dividiam as atenções teatrais ribeirenses: Os Inseparáveis e Os Modestos e Independentes. Com peças que exibiam ao mesmo tempo, mantendo e acelerando uma concorrência que nem sempre terá sido simpática.
Ao tempo, por Ois, era tempo de o benemérito Manuel Tavares vir de férias angolanas e ser recebido em Lisboa, pela família - a 26 de Maio de 1936 (amanhã se completam 75 anos). E de nascer, a 21, um filho de José Maria Simões dos Reis (Taipeiro), o Fausto.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
ARCOR ficou em 8º. lugar na Taça de Portugal de Maratonas

domingo, 22 de maio de 2011
O primeiro site da ARCOR achou emigrantes de Ois no Brasil

sábado, 21 de maio de 2011
ARCOR e Tuna na SOCIALIZAR + de Águeda

A iniciativa é da Câmara Municipal, em parceria com a União Concelhia das IPSS (UCIPSS) e o objectivo é «promover a imagem e a acção de cada instituição junto da sociedade civil e de outros agentes sociais». Também pretende ser «um espaço de partilha e reflexão sobre o trabalho desenvolvido».
A ARCOR terá representação permanente no certame e a Tuna actuará às 19 horas do dia 4 de Junho.
Programa AQUI
sexta-feira, 20 de maio de 2011
A limpeza de jacintos da pateira

quarta-feira, 18 de maio de 2011
Os encravanços da ponte de Ois da Ribeira

O Grupo Cultural Semente no palco da ARCOR
terça-feira, 17 de maio de 2011
Cicloturismo da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira

segunda-feira, 16 de maio de 2011
O casamento de Olívia e Zé da Luz, há 75 anos!

domingo, 15 de maio de 2011
O Boletim Informativo da ARCOR

São projectos diferentes, embora provavelmente com o mesmo objectivo. Vou guardar este BI, já não digo para o reler daqui a 32 anos, mas pelo menos daqui a meia-dúzia! E aqui deixo a primeira página!
sábado, 14 de maio de 2011
Teatro do Grupo Semente no palco da ARCOR

O salão cultural da ARCOR recebe hoje o Grupo Cultural Semente, de Eixo (foto), que apresentará a peça "A Irmã Indiscreta», adaptada da obrad e Miguel Mihura e com Izilda Esteves no principal papel.
O grupo apresenta-se pela terceira vez na ARCOR, depois da «estreia» de 11 de Março de 2006, quando representou «O doente imaginário», de Moliére. Voltou a 28 de Março de 2009, com a peça «O Morto Teimoso» - adaptada de “A Birra do Morto”, de Vicente Sanches, com encenação de Rui Vieira.
A peça “Uma Irmã Indiscreta” já esteve anunciada para 10 de Julho de 2010 , mas foi adiada. Izilda Esteves assume o principal papel, ao lado de José Gil e Nuno Gil, Rui Vieira, José Valeriano, Filomena Teles e La-Salete Anileiro, com som de João Soares e luz de Luís Pires, sendo Pedro Esteves o contra-regra. Rui Vieira é o encenador. Já foi representada em Pevidém (Guimarães), Eixo, Horta, Águeda, Cacia e Lombomeão (Vagos), sempre com êxito.
O espectáculo é promovido pelo Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR e está marcado para as 21,30 horas, com entradas livres, no salão do centro social.
sexta-feira, 13 de maio de 2011
A direcção de José Melo Ferreira e alteração de estatutos

A direcção do engº. José Melo Ferreira tomou posse a 12 de Maio de 1991, para um mandato de dois anos. A direcção incluía o secretário João Viegas, o tesoureiro Diamantino Correia e os vogais Paulo Jorge Silva e João Paulo Pires. O padre Júlio Granjeia presidia à assembleia geral, com António Manuel Melo (1º. secretário) e Rui Jorge Fernandes (2º.). O conselho fiscal era presidido por Armando Ferreira, com Manuel Horácio Figueiredo Reis e Manuel Duarte de Almeida.
No mesmo dia, mas de 2000, realizou-se uma assembleia geral de apresentação de contas e alteração de estatutos, para que os órgãos sociais pudessem fazer mandatos de quatro anos consecutivos. Esta parte, seria adiada para o dia 19. Votaram 34 associados, mas sem atingir os 2/3 exigidos pelos estatutos - 24 votos contra, sete a favor e três abstenções.
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Limpeza da pateira leva a acordo das Juntas com a ARH Centro
A parceria, segundo a ARHC, “revelou-se eficaz”, daí a renovação.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
ARCOR no Troféu Cidade de Ílhavo 2011
terça-feira, 10 de maio de 2011
Arménio José ganhou Nacional de Esperanças II
A ARCOR foi quinta classificada do Nacional de Esperanças II. O GICA, de Águeda, ficou em 35º. lugar. Arménio José (foto), do clube de Óis da Ribeira, venceu a prova de C1 infantil.
As provas realizaram-se em Abrantes, a 7 de Maio (sábado), e os resultados foram os seguintes:
- K2 iniciados (16 tripulações): 10º-João Framegas/Miguel Soares.
- K1 iniciados femininos (25 atletas): 13º-Ana Brinco.
- K1 Iniciado (34): 28º-Luís José.
- K2 Infantil (25): 2º-Adriano Coelho/Leandro Melo; 6º-António Gonçalves/José Gonçalves.
- C1 infantil (8): 1º-Arménio José; 4º.-Luís Santos.
- K2 infantil (16); 3º-Cíntia Espinhal/Mariana Fernandes.
- K1 infantil F (33 ); 11º-Sara Soares; 12º-Mariana Pires.
- K1 cadetes femininos (25): 11º .-Ana Laranjeira.
- C1 Cadete (15): 9º-Sandro Maia; 12º-Manuel Tavares.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Julieta e Carina foram campeãs regonais de canoagem

A prova, integrada no Campeonato Regional de Promessas, realizou-se em Ois da Ribeira, organizada pela ARCOR - no âmbito do programa comemorativo do 25º. aniversario da associação.
domingo, 8 de maio de 2011
A ARCOR, há 7 anos, representou a comédia "A Prima Eugénia»

O GTA encerraria a sua época artística no restaurante Pôr-do-Sol, a 12 de Junho seguinte. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Águeda esteve presente e entregou o galardão «ARCOR/25 anos» ao seccionista Porfírio Pires.
«Gosto muito de teatro e surpreende-me o nível artístico deste grupo de actores amadores da ARCOR. Gostei muito do grupo, é admirável como, sendo amadores, atingem esta qualidade, como se fosse de profissionais», disse Jacinta Almeida, que foi chamada ao palco para entregar o galardão a Porfírio Pires, responsável pela produção da peça/comédia «A Prima Eugénia», sob direcção de cena de Arlindo Reis.
O grupo, sempre muito aplaudido, actuou duas vezes em Ois da Ribeira e ainda em Eirol, Crastovães, Valongo do Vouga e Mamodeiro. «Tivemos de interromper a digressão, pois o período de férias não é compatível com este tipo de actividades», explicou Porfírio Pires.
Clicar na imagem, para a ampliar
Vereadora Jacinta Almeida e o Seccionista Porfírio Pires, que recebeu o galardão «ARCOR/25 anos»
Grupo de Teatro Amador (GAT) da ARCOR em palco (2004/Junho/12)
Confraternização final do GTA da ARCOR (2004/Junho/12).
sábado, 7 de maio de 2011
«Uma Irmã Indiscreta» no palco da ARCOR

O Grupo Cultural Semente, de Eixo, vai estar em Ois da Ribeira na noite de 14 de Maio, para representar a peça «A Irmã Indiscreta», adaptada da obra de Miguel Mihura.
O Grupo Semente esteve pela primeira vez em Ois da Ribeira com a peça “O doente imaginário”, de Moliére, em 2006. Voltou em 2009, com o “O Morto Teimoso”, peça adaptada da obra de Vicente Sanches, num espectáculo do ciclo comemorativo da inauguração do Centro Social e do Ano 30 da ARCOR.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Estreia de equipas de futebol da ARCOR, há 32 anos!
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Vitória colectiva e 8 individuais da ARCOR em Requeixo

A prova decorreu a 1 de Maio, com seis equipas filiadas da Associação de Canoagem de Aveiro. A ARCOR venceu, com 209 pontos - seguida de SC Aveiro (135), Saavedra Guedes (115), CN da Torreira (105), IDEC de Cacia (96) e CN de Ílhavo (41).
Resultados individuais:
- K1 iniciados: 5º.-João Framegas; 11º.-Miguel Soares; 12º.-Luís José.
- K1 iniciadas: 6ª.-Ana Brinco.
- K1 infantis: 1º.-Adriano Coelho; 2º.-António Gonçalves; 4º.-José Gonçalves.
- K1 cadetes: 5ª.-Ana Laranjeira.
- K1 infantis: 1ª.Cíntia Espinhal; 2ª.Mariana Fernandes.
- C1 cadetes; 1º.-Manuel Tavares; 2º.-Sandro Maia.
- C1 infantis: 3º.-Luís Santos; 4º.-Arménio José.
- K1 seniores: 1º.-André Santos, 5º.-Carlos Macedo; 6º.-Paulo Silva.
- K1 juniores: 4º.-Alexandre Pires.
- K1 veteranos B: 1º.-Rui Figueiredo.
- K1 veteranos C: 1º.-Valery Shuftakin; 2º.-Volodymir Perekodov.
- K1 juniores: 1ª.-Andreia Fernandes.
- C1 juniores: 1º.-António Baptista; 2º.-Amílcar Pina.
quarta-feira, 4 de maio de 2011
As contas da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira
terça-feira, 3 de maio de 2011
Passeio cicloturístico de Ois da Ribeira
A concentração e partida será as 8,30 hora, nas imediações do hangar, e os cicloturistas passarão por Espinhel, Piedade, Perrães, Fermentelos, Mamodeiro e Carregal (com paragem para lanche, no parque local) e Requeixo, até ao parque ribeirense da pateira - onde decorrerá o almoço de confraternização.
As inscrições estão abertas na Junta de Freguesia e nos estabelecimentos comerciais de Fernando Pires, Maria Joaquina e Café do Nélson.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
As instituições centenárias do concelho de Águeda

.
domingo, 1 de maio de 2011
Medalha de Mérito Distrital para a Tuna de Ois da Ribeira

A cerimónia decorreu no dia 26 de Abril e a foto mostra o Governador José Mota (à esquerda) e o ribeirense José Maria Almeida Gomes (representante da Tuna, à direita), ladeando o ministro da Administração Interna, Rui Pereira - que presidiu à cerimónia.