sexta-feira, 20 de maio de 2011

A limpeza de jacintos da pateira

Presidentes Fernando Pires (Ois da Ribeira( e Sesnando Reis (Requeixo), dois autarcas ribeirenses; engº. António Cunha (ARHC), Carlos Nolasco (Fermentelos) e Manuel Campos (Espinhel)



A Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC) renovou as parcerias com as Juntas de Freguesia de Espinhel, Fermentelos, Ois da Ribeira e Requeixo, para a limpeza dos jacintos e reabilitação da pateira. Cada uma irá receber 3200 euros.
As quatro autarquias procederão a acções de vigilância e remoção manual dos jacintos, como acção preventiva. António Cunha representava a ARHC e sublinhou que "a parceria de há um ano foi um sucesso, razão porque se repete».
Os quatro autarcas concordam: a acção preventiva é eficaz e deve continuar. Manuel Campos, de Espinhel considerou a parceria como «muito importante, por permitir controlar a praga, já que é quase impossível erradicá-los». Sesnando Reis, de Requeixo, em cuja sede a parceria foi assinada, notou que «todas as semanas inspeccionamos as margens» e que "há verbas para a sua requalificação, em risco de se perderam". Carlos Nolasco, de Fermentelos, considerou «fundamental a limpeza», que «tem de ser feita antes que o caudal de água desapareça da zona dos palhais». Depois, pantaniza-se e já lá não se consegue chegar. Fernando Pires, de Ois da Ribeira, disse que "a limpeza deve começar já", quando ainda estão pouco desenvolvidos.

Sem comentários: