domingo, 22 de maio de 2011

O primeiro site da ARCOR achou emigrantes de Ois no Brasil








A 20 de Maio de 2004, há 7 anos, entrou on line o primeiro site da ARCOR, no endereço www.arcor.no.sapo.pt. Rapidamente ganhou muitos leitores fixos: 2 059 consultas e 510 utilizadores nos primeiros 50 dias on line. E conseguiu o extraordinário feito de descobrir no Brasil a história de um emigrante ribeirense daqui saído em 1927 - há 77 anos !!!

Foi Francisco Gomes (foto), irmão de Acácio e Sílvia Gomes, ao tempo ainda vivo. E de Maria, Irene, Angelino, Violante e Amândio.

Dias mais tarde, localizou-se outra família, a Santos - ramo do agora centenário David Soares dos Santos, de Zulmiro e Lurdes (todos ainda vivos e residentes em Ois da Ribeira).

O site tinha dinâmica muito interessante, diariamente actualizado e por mais de uma vez, com colaboração também diária do padre Júlio Granjeia - em cujo servidor estava instalado. Assim funcionou até Dezembro de 2005, quando, por razões nunca explicadas, a direcção de então o fez substituir por outro - que rapidamente entrou em estado comatoso.

Foi pena que fosse para o «lixo» a informação que tinha disponível.

Endereço do actual site da ARCOR.

Sem comentários: