sábado, 28 de maio de 2011

Os dois grupos de teatro de Ois da Ribeira em palco



Há precisamente 75 anos, dois grupos de teatro faziam da suas e à sua maneira, em Ois da Ribeira. O «Os Modestos e Inseperáves», segundo a crónica do tempo, levou variedades ao palco que «envergonharam e indignaram as pessoas docentes que assistiram». A notícia descasca-lhe, como se vê ao lado.

O programa incluiu um drama e as culpas eram atiradas ao ensaiador. Isto foi a 30 de Maio de 1936.

O mesmo jornal dava notícia de que «Os Inseparáveis» iam levar à cena, no dia 7 de Junho seguinte (1936), o drama «O segredo do pescador», em três actos, e com as comédias «O Gabinete do Sr. Regedor» e «Padre, Filho e Espírito Santo, ou Que Trindade». O correspondente local apontava variedades para acabar a noite teatral, fazendo votos para que não merecesse os reparos feitos a «Os Modestos e Inseparáveis».

O correspondente era Joaquim Tavares da Silva, irmão de Manuel Maria Tavares da Silva - que era sogro de José dos Santos Alla de Resende, irmão de Manuel dos Santos Alla de Resende. E, este, marido de Maria da Luz Pires Ferreira e pai da «menina Maria Ascensão» - que a 30 de Maio desse ano fez «a sua primeira primavera». É a Mariazinha, esposa de Fausto Ferreira dos Reis.

Sem comentários: