terça-feira, 7 de junho de 2011

A construção do paredão do campo de Ois da Ribeira



Há 76 anos, começava em Ois da Ribeira uma das mais importantes obras públicas do século XX, se exceptuarmos a ponte: a construção do paredão do rio.
O caso teve forma de notícia em jornal, no tempo, com data de 4 de Junho de 1935: começaram as obras do futuro paredão do rio Águeda, para proteger o campo de Ois da Ribeira.
O paredão, de todo o modo, ainda hoje é o único ao longo de todo o rio Águeda. O que, pela importância que tem - e ao tempo muita mais teria!!! - significa a influência da geração ribeirense desse tempo.
A Junta de Freguesia era presidida por João de Oliveira Matos (com os vogais Manuel Simões dos Reis e Sebastião Pires dos Reis), empossada a 14 de Abril desse ano (1935). Não custa, portanto, adivinhar que a magistratura de influência foi exercida principalmente nos mandatos anteriores - os dois mais próximos (ambos) presididos por José Maria Estima, com os vogais Joaquim Maria Viegas e José Simões dos Reis (o de 28 de Novembro de 1928 a 11 de Março de 1934) e Joaquim Maria Viegas e Manuel Maria dos Reis (de 11 de Março de 1934 a 14 de Abril de 1935).
A notícia avançava que o paredão iria dos Portalvares ao Remoínho, mas ficou-se pelo juzante da ponte e, quanto aos Portalvares, foi já obra dos anos 60 - 20 e tal anos depois.

- ESTIMA. José Maria Estima, pai de Erminda, Olívia, Maria, Dinis, António e José. Avô de José Bernardino (dr.), Mindita, Maria Eugénia, José Augusto e Maria do Carmo Reis, entre outros.
- VIEGAS. Joaquim Maria Viegas, sem filhos, tio-avô de Ana Maria, Maria Dulce e Celestino Viegas, entre outros.
- REIS. José Simões dos Reis (Taipeiro), pai de José, Fausto, Neca, Sara, Odete e Magna. Avô de José Melo Ferreira (engº.), Luísa e Fausto, Maria Ascenção, Armando, Maria da Luz e Fausto Albano, entre outros.
- REIS. Manuel Maria dos Reis, antigo regedor, tio de Élio, Walter Reis, entre outros.

Sem comentários: