Hermínio Soares dos Santos foi um dos ribeirenses da diáspora que mais se notabilizou. No Brasil e na cidade de Pelotas - onde, fundador e dirigente, chegou à presidência do Centro Português 1º. de Dezembro e da Sociedade Portuguesa de Beneficiência. O filho Luís Carlos, à direita na foto, esteve em Ois da Ribeira há dois anos. Um neto, filho deste e também Luís, veio com o pai e voltou cá, este ano, com a mulher e a filha.
Voltaram ao Brasil deslumbrados com Ois da Ribeira e prometendo voltar.
A SPB homenageou-o a 10 de Setembro de 1983, lendo-se na placa: «Sócio e grande benemérito, Hermínio Soares dos Santos, símbolo de constância e dedicação, ao serviço desta casa, durante 61 anos. A homenagem e recohecimento da Sociedade Portuguesa de Beneficiência».
Conheço o Centro Português 1º. de Dezembro, obra grandiosa, com sedes urbana e campestre. Bem testemunham a competência de um conterrâneo ribeirense, que se prestigiou no Brasil.
Há 82 anos, esteve de visita a Ois da Ribeira - acompanhado da esposa (à esquerda, na foto). Para Pelotas tinha partido em 1914 e lá casou,em 1927, com Lúcia Pacheco dos Santos. D casal, nasceu Luís Carlos. Chegou a Ois no dia 12 de Maio e daqui partiu nos últimos dias de Julho seguinte.
Nasceu a 10 de Setembro de 1893, em Ois da Ribeira (na rua do Viveiro, agora Adolfo Pires dos Reis), e faleceu em Pelotas, a 14 de Julho de 1085, com 91 anos!
Outro ribeirense se notabilizou naquelas duas instituições: Isaac Soares de Freitas.
Sem comentários:
Enviar um comentário