terça-feira, 19 de julho de 2011

A "morte" do Pólo Educativo Pateira Nascente






A Comissão Política do PSD de Águeda, emitiu um comunicado, afirmado “estranhar a decisão do executivo camarário no sentido de não construir o Centro Escolar Pateira Nascente”´.

O Pólo, recordemos, abrangeria as freguesias de Ois da Ribeira, Espinhel e Travassô, e a Junta ribeirense, para o efeito, disponibilizou, o terreno da estrada do Surpel.
O PSD recorda que "a primitiva Carta Educativa, apresentada pelo executivo e levada a Assembleia Municipal, em Setembro de 2007, não continha este Centro Escolar e foi, na altura, chumbada”. A Assembleia Municipal, entretanto, “elaborou uma proposta de nova Carta Educativa, que contemplava a construção do Centro Escolar Pateira Nascente, bem como o compromisso de se proceder a um estudo de modo a implementar um Centro Educativo que servisse a zona serrana”. “Foi esta Carta Educativa que veio a ser aprovada em Assembleia Municipal e a que melhor servia os interesses do concelho”, diz o PSD, mas, contudo, “de uma forma a que nos vem já habituando, o Presidente da Câmara, unilateralmente e sem qualquer consulta ou discussão prévia, anunciou que não iria construir aquele Pólo Educativo”. Tal atitude “contraria a decisão tomada democraticamente pela Assembleia e, em termos práticos, acaba por impor a Carta Educativa que aquele órgão chumbou” e a CPC do PSD conclui: “assim e no interesse dos munícipes, suscitamos ao Presidente da Câmara de Águeda que esclareça quais as razões que o levaram a optar pela não construção do Pólo Pateira Nascente, e não de um outro qualquer, fundamentando essa tomada de posição, uma vez que a população pretende ver esclarecida esta decisão”.

Sem comentários: