João Nascimento dos Reis, de 74 anos, coronel da polícia militar, engenheiro de trânsito e advogado, filho do ribeirense João Pires dos Reis, deixou a direção do Hospital dos Funcionários Públicos do Espírito Santo, estado brasileiro a norte do Rio de Janeiro. Poderá voltar, por pressão de médicos e funcionários - devido ao bom trabalho que lá efectuou.
O ribeiro-descendente é sobrinho de Fernando, Augusto, Rosa, Anita, Maria Rosa e Sebastião (todos falecidos) e vem a ser primo direito, entre outros, de Benedita e Maria Ascenção, do Aurélio (filhas de Fernando), Amélia, Lurdes, Tobias, La-Salete e Hernâni (Augusto), Neca, Deolinda e Rogério (Sebastião), Élio, Valter, Graciete e Carmen (Anita). No Brasil tem dois primos, filhos do tio José - que para o Brasil partiu com o pai João: Rúbens (advogado) e Énio (médico), ambos no Rio.
Tem dois filhos: Cláudia (médica dentista e professora universitária) e Alexandre (engenheiro e advogado). E os irmãos Hélio e Énio (já falecidos), Maria da Conceição e Maria Célia - todos filhos de Maria Anatólia Nascimento dos Reis e João (que nasceu a 29 de Janeiro de 1890, em OIs da Ribeira).
Há 4 anos, tive ocasião de conhecer o Hospital dos Funcionários Públicos de Vila Velha (que foi a primeira capital do Estado do Espírito Santo, ao lado de Vitória) e posso testemunhar a sua grandeza.
João Nascimento ds Reis é aposentado da Polícia Militar e preside, actualmente, ao Conselho Fiscal da Associação de Saúde de mesma PM e do Corpo de Bombeiros - no qual, com um ano de trabalho, conseguiu aumentar os sócios de cerca de 10 mil para 18 mil. Já visitou Ois da Ribeira (por duas vezes) e pensa voltar dentro de meses.
Sem comentários:
Enviar um comentário