O Serviço de Protecção de Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR desencadeou uma operação de fiscalização na pateira de Fermentelos e identificou nove pescadores em situação ilegal.
Abriu um inquérito-crime “por suspeita de exercício de pesca com meios proibidos” e quatro deles foram alvo de processo de de contra-ordenação, por pescarem sem licença profissional.A operação deenominou-se “Pateira limpa” e decorreu entre as 5 e as 12 horas de anteontem (dia 16), em áreas territoriais nos concelhos de Aveiro, Águeda e Oliveira do Bairro. Foram apreendidos vários tipos de «artes» e 16 peixes de diferentes espécies, na maioria entregues a instituição social para consumo. E também dois galrichos com 10 metros de comprimento, dois tresmalhos com 50 metros e malha de 60 mm, duas redes com 60 metros, com malha de 100 mm, uma de 60 metros (malha de 70 mm) e uma cana de pesca.
O SEPNA da GNR, em comunicado, refere ter conseguido "pôr termo a um conjunto de condutas ilícitas” denunciadas por cidadãos e associações ambientais, gerando “sentimento de impunidade no seio dos pescadores ilegais naquele local”.
A operação envolveu meia centena de efectivos da Protecção Ambiental, Destacamento de Intervenção, Núcleo de Investimento Criminal (NIC) da GNR, com recurso a uma embarcação específica deslocada de Santa Comba Dão.
Sem comentários:
Enviar um comentário