segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A reforma administrativa vista em Ois da Ribeira

A Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira promoveu, a 28 de Janeiro, uma sessão de esclarecimento sobre a reforma da administração local, de que dependerá a eventual anexação da autarquia.
O processo ainda não é bem conhecido e a sessão essencialmente serviu para analisar o chamado Documento Verde.
A agregação de freguesias será, seguramente, uma realidade, a relativamente curto prazo, e caberá a elas, em primeira mão e segundo o que se opinou em Ois da Ribeira, o estabelecimento de acordos inter-autárquicos. O que não será fácil, devido aos bairrismos que, nestas coisas, sempre se colocarão à frente do racionalismo.
A sessão de Ois da Ribeira teve pouca participação (umas escassas duas dezenas de pessoas, algumas de fora da freguesia) e intervenções de Nuno Marques Pereira (Centro de Estudos de Formação Autárquica) e dos deputados Paula Cardoso e Paulo Cavaleiro (PSD).
Os eleitos locais frisaram o “pormaior” de Ois da Ribeira dispor de uma sede moderna e ampla, habilitada a muitos serviços e muito mais qualificada que as de Espinhel e Travassô, freguesias vizinhas e com a quais, virtualmente, será «negociada» a sede da futura autoridade autárquica.
A sessão, aberta por Manuel Soares (presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira),foi rica em intervenções e opiniões (e não poderia ser mais que isso), encerrando com um debate.
Foto de Luís Neves

Sem comentários: