terça-feira, 6 de março de 2012

O pólo educativo Pateira Nascente



O Pólo Educativo Pateira Nascente morreu nas cascas. Os presidentes das Juntas de Freguesia de Travassô, Ois da Ribeira e Espinhel não têm dúvidas: o presidente da Câmara não se interessou pelo assunto e deixou-o cair. Nunca os ouviu e, na última Assembleia ipal, justificou-se: “Não houve concordância” das autarquias. O que, dizem eles, não é verdade: “Nunca reunimos, nunca fomos convocados”.

O processo, envolvido na controversa discussão da Carta Educativa de Águeda (aprovada a 19 de Junho de 2008, na Assembleia Municipal), vem já de Setembro de 2007, quando foi apreciada na Câmara, em reunião do executivo, e teve votos contra dos vereadores do PSD, considerando “não preservar questões fundamentais para a reorganização do parque educativo”. Estava em causa, principalmente, o Pólo Educativo Serra Sul - que envolveria Agadão, Castanheira e Belazaima do Chão. E que também já não vai ser construído.
A proposta camarária previa a entrada em funcionamento de 11 pólos integrados, 5 jardins de infância e duas escolas secundárias.
O Pólo Pateira Nascente, abangendo as freguesias de Espinhel, Ois da Ribeira e Travassô, incluiria os jardins de infância de Espinhel e Paradela e as EB1 de Casal de Álvaro, Espinhel, Paradela, Piedade, Ois da Ribeira e Travassô. A intervenção previa a construção de um pólo educativo integrado, com duas salas de jardim de infância e 12 para o 1º. ciclo do ensino básico.
A estimativa de custos apontava para os 1 916 690 euros e previa-se que entrasse em funcionamento no ano lectivo do 2010/11.
- Depoimento de Fernando Pires,
presidente da Junta de Freguesia de
Ois da Ribeira - ver amanhã.
DAQUI

Sem comentários: