quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Arménio e Luís somam títulos nacionais de canoagem

Arménio José (à direita), atleta da ARCOR, somou 4 títulos de campeão nacional de cadetes, em C1, ao seu currículo. Luís Santos (à esquerda), que com ele faz o C2 ganhador, tem mais dois. E sonham com os Jogos Olípicos de 2020.
Arménio José, de 15 anos, repetiu agora os quatro títulos nacionais de 2011: C1 500 e 100 metros; e C2, 500 e 1000, com Luis Santos, de 14 e de Vale Domingos. Eram infantis. Agora são ambos cadetes. São 8 para Arménio e quatro para Luís.
“Foi um desafio, era importante ganhar, é bom ganhar”, disseram ambos, saboreando  o prazer das vitórias nacionais de há duas semanas.
Arménio José “inspirou-se”  em Tiago Tavares, atleta da ARCOR, multi-campeão nacional e medalha de bronze dos Europeus de 2011. Começou em kayakes (K), abandonou e voltou, para ser fulgurante. “Devo isso ao treinador João Brinco, que me incentivou e preparou”, disse a SPD.
Ele e Luís, de 14 anos, de Vale Domingos, treinam duas vezes por dia, entre três a quatro horas - além dos estudos, no  7º. e no 8º. ano, respectivamente. “Gostamos de treinar e sabemos que só com muito treino, muito trabalho,  poderemos ser ganhadores”, dizem ambos, sublinhando o  “importate papel” do treinador João Brinco: “Ajuda-nos muito, com bons treinos e muitos incentivos”.
A época está a correr-lhes bem e, em maré olímpica, pensam ambos nos Jogos de 2020. “Quem sabe?, é um sonho”, diz Luís Santos, secundado por Arménio José, frisando ambos que “ainda é muito cedo para pensar nisso, mas treinamos para sermos cada vez melhores”.
O treinador tem opinião segura sobre ambos: “Estão em bom nível, considerando que têm apenas um ano de treino”, disse João Brinco.
Luís Santos quis deixar um recado final: “Agradeço a André Santos, por me ter recebido  na ARCOR, depois de ter saído para o Requeixo”. Outros não tiveram a mesma sorte.

Sem comentários: