sexta-feira, 15 de julho de 2011

Veteranos da ARCOR vão defender cores da Ucrânia

Os veteranos Valery Shuftakin (à esquerda) e Volodymir Perekhodov, da ARCOR, vão representar a Ucrânia no campeonato da Europa de Maratonas, marcado para 20 de Julho, em França.

“Tenho esperanças num bom resultado”, disse Shuftakin, actual vice-campeão do mundo de Dragon Boats e, em Portugal, campeão nacional de maratonas, fundo (500 e 1000 metros), Taça de Portugal e de Maratonas e Kayak de Mar (k2, com Shuftakin)n e, em K1, de campeão de fundo e vencedor da Taça de Maratona.

“Estou em Portugal desde 2001, gosto do país e das pesosas”, disse Perekhodov, de 61 anos, que foi quatro vezes campeão nacional júnior da Ucrânia (de C1 e C2, em 1973). E também uma vez campeão da Europa, em 1973.Portugal é o seu actual destino desportivo e profissional.

Treinou o Crestuma - “quando o clube era o nº. 1 de Portugal....”, frisou Perekhodov -, mas também passou por Espanha (onde agora estão seus filhos, em Alicante). “Vim com o meu filho e três atletas, para Sellas, nas Astúrias, só depois vim para o Crestuma, em 2001/2”, recorda o o agora veterano da ARCOR, campeão nacional de Portugal e trabalhador na Sanindusa - onde, frisou a SPD, se sente “muito bem tratado”.

Nasceu em Nikolaev, a 500 quilómeros de Kiev, perto do Mar Negro, e por lá, além de atleta, foi treinador de talentos e formação.

“Trabalhei com atletas muito bons”, disse a SPD. Uma delas, foi Irina Osipenco - que viria a ser campeã do mundo e olímpica. O casamento com uma italiana e as leis ucranianas limitaram, de alguma maneira, a sua carreira desportiva.

É atleta da ARCOR desde 2007/8 - “melhor nas provas de canoa que nas de kayak”... - e já muitas vezes campeão nacional de Portugal.




Gostar de Portugal




Valery Shuftakin, de 61 anos, também é atleta da ARCOR e “muitas vezes campeão de Portugal” individualmente, ou com Perekhodov. Natural de Nova Cahouka, perto de Hercon, a 200 quiómetros da capital (Kiev) foi campeão nacional ucraniano de juniores. Está em Portugal, sem a família, e há 10 anos que trabalha na CEPAVIL, em Avelãs de Caminho.

“Gosto muito de estar em Portugal e da empresa onde trabalho. Gostaria de representar Portugal nas regatas internacionais, mas ainda não tenho passaporte português”, disse Valery Shuftakin, à conversa com SPD.

Actualmente, é campeão nacional (português) de K1 e K2, em maratonas, de pista (K1500 e K2 500 e 1000), Taça de Portugal de Maratonas e de Kayak Mar. Fará K1 e K2 (com Volodomyr Perekhodov) nos campeonato da Europa da Maratonas, marcados para o dia 20 de Julho, em França.

Sem comentários: