sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O JORNAL DA ARCOR, há 10 anos!






O JORNAL DA ARCOR publicou a segunda edição (da 4ª. série) a 30 de Setembro de 2001 - há precisamente 10 anos! Com 16 páginas e muita informação. Referia-se ao terceiro trimestre do ano e foi, como todos os outros - e a série teve 16!!! -, distribuído gratuitamente porta a porta, em Ois da Ribeira, e enviado aos ribeirenses residentes em Portugal e no estrangeiro, por via postal.
A edição fazia grande cobertura da construção do Centro Social, cujo caminho processual então entrava em fase final. As obras iriam começar a 22 de Outubro. «Mãos à obra!!!», escrevia-se em editorial. E acrescentavam-se mais títulos: Conta da obra, Amigos da Obra, Ofertas do dia da 1ª. pedra, Presidente da Câmara visitou a ARCOR, O exempo de José Maria Almeida (que deu 500 contos, ver na imagem, acima), Abertura de propostas, Quotas mensais para o Centro Social e Assinatura do contrato de adjudicação. Ao todo, 4 páginas

As actividades sociais da associação eram descritas em 3 páginas e a edição falava também de eleições autárquicas e da Tuna Musical, tinha palavras cruzadas e não esquecia o teatro da ARCOR, que ensaiava a peça «A Palavra de Deus foi cumprida».

O desporto tinha informação em 3, nelas se destacando o futebol de 11 e o futsal, os balneários do polidesportivo e o título de Sérgio Soares, como campeão nacional de canoagem, em C1 seniores, 500 metros. E mais 4 títulos distritais: Sérgio Soares (C1 seniores), Sérgio Soares/Bruno Brandão (C2 seniores), Luís Santos/Óscar Almeida (C2 juniores) e Sérgio Soares/António Azevedo (C2 seniores). O clube disputou a Descida Internacional de Sella, em Espanha, e Pedro Carvalho (C2,com Jorge Marques, do CCA) e Juvenal Carvalho disputaram a Volta à Ilha da Madeira, com 12º.s lugares.
Interessante era a rubrica «Antigamente», relatando factos ribeirenses dos primeiras décadas do século XX. E o Clube Ar e Cor, que caricaturava a vida arcoriana.

O jornal também fazia memória dos que partiam e a secção «Passos da ARCOR» relatava o dia-a-dia da instituição. Fazia a história de então, para hoje e o futuro.

Sem comentários: