quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tiago Tavares na semifinal de C1 500

O canoísta Tiago Tavares, da ARCOR, foi hoje 5º. classificado da prova de C1 500 metros do campeonato da Europa de Juniores de Canoagem, que se está a disputar em Zagreb, na Croácia. Apurou-se para a semi-final de amanhã, às 8,20 horas.
Também amanhã, disputará a primeira eliminatória dos C1 200 metros, às 15,20 horas.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dupla de ucranianos campeões nacionais da ARCOR

Valery Shuftakin, da ARCOR, venceu as provas de K1 Veteranos C e K2, esta com Volodymir Perekhodov - sagrando-se campeões nacionais.

As provas decorreram em Vila Verde, no sábado e domingo, e a ARCOR foi terceira classificada, por equipas - com 87 pontos. O vencedor foi o CN de Ponte de Lima (120 pontos), seguido do Prado (também 120).
Classificações:
- K1 Veteranos C: Valery Shuftakin (1º. lugar), campeão nacional, 33 pontos; 3º.- Volodymir Perekhodov (3º.).
- K2 Veteranos C: Valery Shuftakin e Volodymir Perekhodov (1º. lugar), campeões nacionais.

terça-feira, 28 de junho de 2011

As marchas populares de Ois da Ribeira

As marchas de Ois da Ribeira foram no sábado (dia 25 de Junho de 2011) e, numa gentileza de Luís Neves e da sua equipa de fotógrafos, remetemos para este endereço a observação das melhores imagens colhidas. E são muitas. Mais de um milhar.
As marchas começaram em 2002, por ideia da Tuna Musical e logo tiveram activa participação da ARCOR. Até hoje.
A partir de 2006, passaram a ser patrocinadas pela Junta de Freguesia - desde então sendo que são as três instituições ribeirenses a organizar.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vitória (4-3) futebolística da ARCOR, há 32 anos!

ARCOR, em 1979. Em cima, da esquerda para a direita, Zé Edgar, Carlos, Zé Melo, Fernando, Zé Celestino, Diamantino e Zé Ferreira. Em baixo, Vicente, Framegas, Jorge, Capitão, Daniel, Custódio e Zé Pires


A 27 de Maio de 1979, há 32 anos, a ARCOR venceu (4-3) a equipa do Casaínho de Cima. A equipa (parte dela da foto, que não é deste encontro) alinhou com Vicente; Custódio, Zé Celestino (cap.), Diamantino e Samuel; José Melo, José Pires, Framegas e José Edgar; João José e António Prazeres (2 golos). Também jogaram Capitão (1) e Milton Gomez.
O que é feito desta gente?
- Vicente: Empregado de escritório e residente em Recardães.
- Custódio: Emigrado nos Estados Unidos. Foi o primeiro tesoureiro da associação.
- Zé Celestino: Jornalista. Foi presidente da direcção até 1982 e, depois, de 2001 a 2005. Residente em Ois da Ribeira.
- Diamantino: Empresário do sector agrícola, é o actual presidente da assembleia geral. Residente em Ois da Ribeira.
- Samuel: Metalúrgico, residente em Travassô.
- José Melo: Engenheiro mecâncio, suplente da AG. Residente em Aveiro.
- Framegas: Metalúrgico, residente em Ois da Ribeira.
- José Pires: Oficial da Legião Estrangeira, em França.
- José Edgar: Emigrante em Inglaterra.
- João José: Economista, residente em Aveiro.
- António Prazeres: Metalúrgico, residente em Ois da Ribeira.
- Capitão: Metalúrgico, secretário da Junta de Freguesia e residente em Ois da Ribeira.
- Milton: Empresário de construção civil, residente em Ois da Ribeira.
Dos 13 atletas deste encontro, apenas 6 residem em Ois da Ribeira e três estão emigrados.

domingo, 26 de junho de 2011

Governador Civil veio ver o (futuro) Centro Cívico





O Governador Civil de Aveiro (Gilberto Madaíl) visitou Ois da Ribeira a 24 de Junho de 1990 - há 21 anos!!!... -, a convite da Junta de Freguesia presidida por Manuel Soares, numa sessão para «apresentar para discussão do projecto do centro cívico» - o depois denominado Centro Social, incluindo a sede da Junta de Freguesia.
A cerimónia teve a participação dos presidentes da Assembleia Municipal (Augusto Gonçalves) e Câmara Municipal de Águeda (José Júlio Ribeiro), do Director do Centro Regional de Segurança Social de Aveiro (Oliveira Antunes), do director da Administração Regional de Saúde (Lopes de Almeida), dos delegados distritais do INATEL (Manuela Maia), Instituto da Juventude (Gil Nadais) e Direcção Geral de Desportos (António Machado).
No final, foram visitados os terrenos do futuro Centro Cívico de Ois da Ribeira – como então se designava. Previa um polivalente desportivo, uma espaço cultural, um centro de dia e valência de primeira infância, biblioteca, sede da Junta de Freguesia e ainda para o futuro centro médico. Não viria a ser assim, mas como hoje se conhece!

Tiago Tavares vai correr os 200 e os 500 metros de canoa






Tiago Tavares, da ARCOR (foto), vai disputar as provas de C1 200 metros e C1 500 dos campeonato da Europa de Juniores, que se vão disputar de 30 de Junho a 3 de Jujo, em Zagreb, na Suíça.

Os atletas convocados,juniores e sub-23, são os seguintes:

- Joana Vasconcelos (Benfica).

- Inês Esteves (CN Milfontes).

- Fátima Cabrita (- KCCArade).

- Sara Gama (DouroCC).

- Ana Cardoso (CN Ponte Lima).

- Fernando Pimenta (CN Ponte Lima).

- João Ribeiro (Gemeses).

- Ana Pimenta (CN Ponte Lima).

- Francisca Laia (CD Patos).

- Marta Pinto (CN Ponte Lima).

- Christina Pedroso (KCCArade).

- Fábio Azevedo (Liga-Dura).

- Diogo Lopes (KCCArade).

- Diogo Quintas (AN Torreira).

- Carlos Marques (CMC Sol).

- Tiago Tavares (ARCOR).

- Bruno Cruz (Gemeses).

- Nuno Silva (CN Prado).


sábado, 25 de junho de 2011

Ois da Ribeira na Celebração Arciprestal do Corpo de Deus



A Paróquia de Ois da Ribeira participou na celebração do Corpo de Deus, a 23 de Junho, no Souto do Rio, em Águeda. A organização foi do Arciprestado de Águeda e envolveu mais de 3000 pessoas das 19 paróquias - mais Avelãs de Caminho (do de Anadia) e Fermentelos (religiosamente incorporada no de Oliveira do Bairro). O arcipreste de Águeda, como se sabe, é o padre Júlio Granjeia (das paróquias de Ois da Ribeira, Espinhel e Travassô). A foto mostra o casal Armando e Lurdes Resende, dois dos ribeirenses que participaram na celebração.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tiago Tavares no Europeu de Juniores e Sub-23 da Croácia






O canoísta Tiago Tavares (foto), da ARCOR, vai disputar o Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23, que se vai disputar de 30 de Junho a 3 de Julho, em Zagreb, na Croácia.
O atleta ribeirense conclui amanhã (dia 25, sábado) o estágio nacional, que está a decorrer no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho, desde o dia 9
, sob orientação do seleccionador Ryszard Hoppe e de Rui Fernandes.
O atleta da ARCOR e a selecção nacional partem para Zagreb no próximo dia 28 de Junho (3ª. feira).

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Uma corrida de bicicletas há 101 anos


A 19 de Junho de 1910, há 101 anos, realizou-se uma corrida de bicicletas em Ois da Ribeira. Quem diria?! E, citando o jornal Soberania do Povo da época (ver recorte abaixo), havia «grande entuziasmo, oferecendo a comissão dos festejos, aos vencedores, prémios que pode ser apreciados pelos ciclistas de Ois e Travassô».
A organização era da comissão de festas do Senhor, integrada, por exemplo, por Manuel Maria Alla de Resende (comerciante e capitalista), Alexandre Pires Soares (proprietário) e Camilo Ferrão (professor). O também professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha viria a ser o director da corrida.
Não se sabe quantas bicicletas haveria em Ois - sendo embora, ao tempo, o transporte mais acessível. Não havia motos e muito menos automóveis. Eram cavalos e barcos os principais meios de transportes. De Ois, para se chegar a Cabanões, tinha de ser de barco (do Ti Zebedeu) a passagem para a outra margem. E assim foi até 25 de Maio de 1952 - quando a ponte foi inaugurada.


1910-06-19_-_bicicleta


Continuando com o jornal Soberania do Povo como fonte, aqui deixamos o recorte com os resultados da corrida velocipédica, que foi entre o Largo do Cruzeiro (hoje do Centro Social) e a capela de Santo António, em ida e volta. Ganha por um corredor «internacional», de Fermentelos - António Carolino. O segundo lugar foi para dois: o ribeirense professor Camilo Ferrão e outro «espanhol» de Fermentelos, João Baptista Nunes das Neves.


Quanto à corrida de sacos, ganhou-a Dinis Pires da Silva - o professor Dinis, de Cabanões - seguido de Eduardo, que era criado de José Tavares da Silva. E houve a de crianças, em atletismo, da Igreja ao Cruzeiro - que foi ganha pro César Pires da Silva (que foi dono da casa há pouco tempo demolida, junto ao cruzeiro).


1910-06-19_-_bicicleta-2



1910-06-19_-_bicicleta-3s

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Obras na ponte e aterro de Ois da Ribeira


O Fundo de Intervenção Ambiental e o Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos comunicaram à Câmara Municipal a selecção do projecto de controlo de cheias, com intervenções na cidade e em Ois da Ribeira - onde serão construídas unidades de vazão da ponte (foto), com secções na zona do aterro para Cabanões.
Não são conhecidos muitos pormenores, mas, há dois anos (Maio de 2009), era anunciado que a ponte seria ampliada, passando para 140 metros - o que na prática, significaria que o aterro desapareceria quase por completo, para dar passagem livre às águas das cheias.
O projecto agora anunciado contempla, também, intervenções nas pontes da EN1, em Águeda e no canal secundário do Rio Águeda, num investimento total de 2.457.989,46 euros.
A taxa de comparticipação de 25% e o montante máximo do fundo de 614.497,36. A Câmara de Águeda terá de submeter o projecto ao Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos, até 20 de Novembro deste ano, para obtenção do financiamento.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Marchas populares e ensaiadores de Ois da ribeira

image As Marchas Populares de Ois da Ribeira já aqui foram anunciadas e estão marcadas para dia 25 de Junho, o próximo sábado, com organização da Junta de Freguesia, Tuna Musical e ARCOR.
A associação apresenta-se com três grupos - dois adultos (ensaiados por Graça Almeida e Alice) e um de jovens (Sandra Santos e prof. Márcio). A Tuna, com um.
A concentração será no Largo do Adro, às 21 horas, seguindo o desfile para o parque da pateira - onde os grupos exibirão as respectivas coreografias. A noite será complementada com karaoke e a participação do Ed Graça Música.

O programa continuará no domingo seguinte, dia 26, a partir das 16 horas, quando, de novo no parque da pateira, actuará o grupo musical «2002».
Ois da Ribeira, recordemos, participou nas marchas populares da cidade de Águeda, no último sábado, com dois grupos - um da Tuna e outro da ARCOR.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ARCOR com 2 vice-campeões nacionais de canoagem

Arménio José, vice-campeão nacional de C1 infantis

Cíntia e Mariana, terceiras melhores de Portugal, em K2 infantis

Adriano e Leandro, vice-campeões nacionais de K2 infantis


A ARCOR foi 7ª. classificada do campeonato nacional de Esperanças, em canoagem, depois da terceira e última prova, em Ovar - no dia 18 de Junho de 2011. E tem dois vice-campeões nacionais: Arménio José (C1 infantis) e a dupla Adriano Coelho e Leandro Melo (K2 infantis). Mariana Fernandes e Cíntia Espinhal ficaram em terceiro lugar em K12 infantis.

O clube de Ois da Ribeira somou 136 pontos, das classificações obtidas em Portimão (72), em Abrantes (157) e agora em Ovar (126). A vitória colectiva foi do CN de Ponte de Lima, com 946 pontos (315, 298 e 333), seguido do Gemeses (876, de 250, 293 4 333), Prado (885, de 264m 306 e 255), Saavedra Guedes, de Pardilhó (531, de 169, 172 e 190), Marecos (459, de 169, 152 e 138) e Liga-dura (412, de 143, 146 e 123). O último classificado, o CN de Angra de Heroísmo, teve um ponto (38º. lugar).
Os resultados de Ovar, dos canoístas da equipa da ARCOR, foram os seguintes:
- K1 iniciados: Miguel Reis e Luís José (3º. lugar).
- K 1 iniciadas: Ana Brinco (3ª.).
- K2 infantis: André Coelho e Leandro Melo (2ºs.); António Gonçalves e José Gonçalves (5ºs.).
- C1 infantis: Arménio José (1º. lugar), Luís Santos (4º.).
- K2 infantis: Cíntia Espinhal e Mariana Fernandes (5ªs.).
- K1 infantis: Sara Soares (9ª.) e Mariana Pires (29ª.).
- C1 cadetes: Manuel Tavares (6º.) e Sandro Maia (11º.).

domingo, 19 de junho de 2011

Marchas da Tuna e da ARCOR nas Marchas de Águeda



As marchas de Ois da Ribeira nas Marchas de Águeda. A da ARCOR (em cima) e a da Tuna (em baixo). Desfilaram nas ruas da cidade e coreografaram na Praça 1º. de Maio, na noite de 18 de Junho de 1975.

sábado, 18 de junho de 2011

ARCOR no campeonato nacional de Esperanças III




A ARCOR participa amanhã, dia 19 (domingo), no campeonato nacional de Esperanças III, que definirá os novos campeões nacionais individuais e colectivos.
A competição já passou por Portimão e por Abrantes e realiza-se na Ria de Aveiro, em Ovar, entre as 9 e as 13 horas, e com mais de 500 atletas, de 35 clubes de todo o país.
No final das duas competições já realizadas, o Clube Náutico de Ponte de Lima lidera a tabela colectiva (com 615 pontos), seguido do Clube Náutico de Prado (570), do Gemeses (543) e do Saavedra Guedes (341). A ARCOR é sétima classificada, com 229 pontos
.

Marchas populares de Ois da Ribeira 2011

Cartaz oficial das Machas Populares de Ois da Ribeira, em 2011. Dá conta do desfile do dia 25 de Junho (21 horas), do Adro para a pateira - onde os grupos apresentarão as duas coreografias e, a fechar a noite, haverá karaoke. Dia 26, domingo à tarde, haverá baile popular, com o grupo «2002».
Hoje, dia 18 de Junho, as marchas da Tuna e da Arcor desfilarão em Águeda (21 horas).

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Idosos da ARCOR nas Tardes Seniores de Águeda

A ARCOR vai participar no desfile de marchas populares das Tardes Seniores marcado para o dia 22 de Junho, na Alta Vila, às 14,30 horas.

Outros marchantes da tarde serão os idosos da Misericórdia de Águeda, AMAR (Macinhata), Os Pioneiros (Mourisca), Centro Social de Belazaima, Paraíso Social (Aguada de Baixo), Associação Fermentelense de Assistência (Fermentelos), Centro Social e Paroquial da Borralha, ABARCA (Barrô), Fundação Nossa Senhora da Conceição (Valongo), CASAS (Segadães), LAAC (Aguada de Cima), Nossa Senhora da Esperança (Préstimo) e Patronato e Jardim Social de Travassô.

Sábado, dia 18, recordemos a associação (com dois grupos) e a Tuna desfilam nas marchas da cidade de Águeda.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Largo Zebedeu Alves da Costa










O barqueiro Zebedeu Alves da Costa faleceu em Junho de 1954 e o acontecimento foi motivo de notícia de jornal. Foi o último barqueiro de uma famíla que, em mais de meio século, fez a passagem entre Ois da Ribeira e Cabanões - até que a ponte foi construída e inaugurada (a 25 de Maio de 1952).A sua função foi homenageada pela Junta de Freguesia de Ois da Ribeira homenageou-o a 30 de Setembro de 2000, atribuindo o seu nome ao Largo do Rio, agora Largo Zebedeu Alves da Costa, a poucos metros da que foi sua residência.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ois da Ribeira/ARCOR no Torneio Inter-Freguesias de Futsal

A equipa da ARCOR, há 9 anos (14 de Maio de 2002) venceu (6-5) Segadães, no Torneio Inter-Freguesias de Fitsal, que se disputou no pavilhão de Barrô.
A ARCOR representava a Junta de Freguesia de Ois da Ribeira e os golos foram de Milton Gomez, Afonso, Luís Carlos (2) e Otelo Melo (2). Destes maradores, apenas Milton Gomez continua a residir em Ois da Ribeira. Os restantes estão em Oiã (Afonso), França (Luís Carlos) e Inglaterra (Otelo Melo).
No mesmo dia, mas de 2003, perdeu (4-7) com Aguada de Baixo, em Belazaima do Chão, com golos de Milton Rino (3) e Luís Santos. Mesmo assim, a equipa apurou-se para os oitavos de final do torneio, o que aconteceu pela primeira vez.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ARCOR venceu o Regional Centro de Velocidade em Canoagem

A ARCOR venceu o Campeonato Regional do Centro de Velocidade (Regatas em Linha), ontem disputado no Centro de Alto Rendimento (CAR), em Montemor-o-Velho. O clube de Ois da Ribeira totalizou 248 pontos, seguido do Saavedra Guedes (217) e do Montemor (192). E ganhou nada mais nada menos de 16 títulos individuais e ainda seis segundos lugares - confirmando a sua excelente época.

O GICA, de Águeda, não participou.

Classificações individuais:

- K1 infantis femininos 1000 metros: 3º. lugar-Mariana Pires; 4ª.- Sara Soares; 5ª.-Mariana Fernandes; 6ª.-Cíntia Espinhal.

- K1 infantis femininos 500: 2º. lugar-Sara Soares; 3º.-Mariana Pires; 5º..-Cíntia Espinhal; 6º.-Mariana Fernandes.

- K2 infantis femininos 1000: 1º. lugar-Sara Soares e Cíntia Espinhal; 2º.-Mariana Fernandes e Mariana Pires.

- K2 infantis 500: 1ª.-Mariana Pires e Mariana Fernandes; 2ªs.-Cíntia Espinhal e Sara Soares.

- K2 seniores 1000 metros: 1ºs.-André Santos e André Coelho.

- K2 infantis 1000: 2ºs.-Leandro Melo e Adriano Coelho.

- K2 infantis 500: 1ºs.-Leandro Melo e Adriano Coelho.

- K4 infantis 1000: 1º.-Adriano Coelho, Leandro Melo, Gabriel Gonçalves e Rafael Gonçalves.

- K4 infantis 500: 1º.-Adriano Coelho, Leandro Melo, Gabriel Gonçalves e Rafael Gonçalves.

- K1 juniores femininos 500: 3º. lugar-Andreia Fernandes.

- K1 juniores femininos 200: 2ª.-Andreia Fernandes.

- K1 seniores 1000: 3º.-André Coelho; 5º.-André Santos.

- K2 seniores 200: 1º.-André Santos/André Coelho.

- K1 infantis 1000: 5º.-Adriano Coelho; 8º-Leandro Melo.

- K1 infantis 500: 8º.-Leandro Melo; 9º.-Gabriel Gonçalves; 15º.-Rafael Gonçalves.

- K1 iniciados 500 metros: 7º lugar-João Pedro Framegas.

- K2 iniciados 500: 4º.-João Pedro Framegas e Miguel Soares.

- K1 iniciados femininos 500: 6º.-Ana Brinco.

- C1 infantis 500 metros 1º. lugar-Arménio José; 2º.-Luís Santos.

- C2 infantis 500 metros: 1º.-Arménio José e Luís Santos.

- C2 infantis 1000 metros: 1º. lugar-Arménio José e Luís Santos.

- C2 cadetes 500: 1º. lugar-Manuel Tavares e Sandro Maia.

- C1 infantis 1000 metros: 1º. lugar-Arménio José.

- C2 juniores 200: 1º. lugar-António Batista e Fábio Lopes; 2º.-Amílcar Pina e Tiago Ribeiro.

- C2 juniores 1000: 1º. lugar-António Batista e Fábio Lopes; 2º.-Amílcar Pina e Tiago Ribeiro.

- C1 cadetes 1000 metros: 2º. lugar-Manuel Tavares.

- C1 cadetes 500 metros: 2º. lugar-Manuel Tavares.

- C1 juniores 1000: 1º.-Fábio Lopes; 2º.-Amílcar Pina; 3º.- António Batista; 7º.-Tiago Ribeiro.

- C1 juniores 200 metros: 2º. lugar-Fábio Lopes; 4º-António Batista; 5º.-Amílcar Pina.

- C2 cadetes 1000: 2º. lugar-Manuel Tavares e Sandro Maia.
- C2 cadetes 500: 1º. lugar.-Manuel Tavares e Sandro Maia.

sábado, 11 de junho de 2011

Teatro em Valongo e homem quase afogado



A 6 de Junho de 1936, há 75 anos, o grupo teatral «Os Modestos», de Ois da Ribeira, actuou em Valongo do Vouga, representando «um bom drama» e uma «excelente opereta», para além de «um mimo musical relogioso, a três vozes». E, vejam lá, o espectáculo foi «muito decente, sem pornografia nem decotes, como vulgarmente se observa nas revistas que se exibem nas cidades, onde o nudismo e a fina ironia de palavras maliciosas emda em moda».

Óscar Matos, de Ois e que tinha sido regente da Tuna valonguense, interpretou «uma canção patriótica» e «três simpáticas meninas foram aplaudidas com delírio nas suas canções».

Ao tempo, a 8 de Junho, dois ribeirenses (José Ferreira da Maia, pai e filho), salvaram José Rolo, de Travassô, de morrer afogado no rio Águeda, frente ao Valbom. Foi outro ribeirense, Serafim Maria dos Reis, quem deu pela queda à água e chamou ajuda.

O (então futuro) benemérito Manuel Maria Tavares ficou residência em Espinho, com a família, e lá foram visitá-lo os irmãos Joaquim e Alfredo. Seguiu para o Gerez, Manuel Tavares, para «tratamento e uso de águas» - com ele seguindo a filha Maria Augusta.

Durval Tavares de Almeida e Silva, que vinha a ser seu sobrinho (filho de Joaquim), empregado de fotografia no Porto, desta cidade chegou doente, a casa dos pais, a 9 de Junho de 1936.

Há 75 anos assim era a vida de Ois da Ribeira.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tiago Tavares no estágio pré-Europeu de Juniores 2011



O seleccionador nacional de velocidade, Ryszard Hoppe, convocou Tiago Tavares (foto), da ARCOR, para estágio de juniores e sub-23 de canoagem que decorre desde hoje em Montemor-o-Velho.

O estágio será o último momento de preparação para o Europeu destes escalões, que está marcado para o início de Julho, em Zagreb, na Croácia. Decorrerá até 25 de Junho, sob orientação de Ryszard Hoppe e Rui Fernandes.
Atletas convocados:

- SUB-23: Fátima Cabrita (Arade), Ana Cardoso (Ponte Lima) e Sara Gama (Douro CC).

- JUNIORES: Fábio Azevedo (Ligadura), Diogo Lopes e Christina Pedroso (Arade), Diogo Quintas (Torreira), Carlos Marques (Costa do Sol), Francisca Laia (Patos), Ana Pimenta e Marta Pinto (Ponte Lima), Tiago Tavares (ARCOR), Bruno Cruz (Gemeses) e Nuno Silva (Prado).

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A equipa de futsal da ARCOR venceu Aguada de Cima

A 8 de Maio de 2002, completam-se hoje 9 anos, a ARCOR, representando a Junta de Freguesia no Torneio Inter-Freguesias de Futsal, alcançou a, porventura, mais espectacular vitória de todas as edições em que participou. Venceu (3-2) Aguada de Cima, que era a campeã em título e uma das mais poderosas equipas da edição desse ano.
Em cima, da esquerda para a direita, Milton Gomez, Pedro Marques, Jorge Marques e Luís Santos (atletas), Dinis Alves (patrocinador), Fernando Pires (presidente da Junta) e Celestino Viegas (presidente da ARCOR), e Carlos Samuel. Em baixo, António Fernando, Daniel Prazeres, Luís Ferreira, Afonso Almeida, Milton Rino, André Ferreira, Sérgio Soares, Otelo Melo e António Gomes.
O futsal foi modalidade que a ARCOR deixou de praticar apartir de 2005 - tal como aconteceu com a conoagem e o teatro - valências retomadas em 2007. O teatro a 18 de Outubro. A canoagem a 1 de Junho do mesmo ano.

terça-feira, 7 de junho de 2011

A construção do paredão do campo de Ois da Ribeira



Há 76 anos, começava em Ois da Ribeira uma das mais importantes obras públicas do século XX, se exceptuarmos a ponte: a construção do paredão do rio.
O caso teve forma de notícia em jornal, no tempo, com data de 4 de Junho de 1935: começaram as obras do futuro paredão do rio Águeda, para proteger o campo de Ois da Ribeira.
O paredão, de todo o modo, ainda hoje é o único ao longo de todo o rio Águeda. O que, pela importância que tem - e ao tempo muita mais teria!!! - significa a influência da geração ribeirense desse tempo.
A Junta de Freguesia era presidida por João de Oliveira Matos (com os vogais Manuel Simões dos Reis e Sebastião Pires dos Reis), empossada a 14 de Abril desse ano (1935). Não custa, portanto, adivinhar que a magistratura de influência foi exercida principalmente nos mandatos anteriores - os dois mais próximos (ambos) presididos por José Maria Estima, com os vogais Joaquim Maria Viegas e José Simões dos Reis (o de 28 de Novembro de 1928 a 11 de Março de 1934) e Joaquim Maria Viegas e Manuel Maria dos Reis (de 11 de Março de 1934 a 14 de Abril de 1935).
A notícia avançava que o paredão iria dos Portalvares ao Remoínho, mas ficou-se pelo juzante da ponte e, quanto aos Portalvares, foi já obra dos anos 60 - 20 e tal anos depois.

- ESTIMA. José Maria Estima, pai de Erminda, Olívia, Maria, Dinis, António e José. Avô de José Bernardino (dr.), Mindita, Maria Eugénia, José Augusto e Maria do Carmo Reis, entre outros.
- VIEGAS. Joaquim Maria Viegas, sem filhos, tio-avô de Ana Maria, Maria Dulce e Celestino Viegas, entre outros.
- REIS. José Simões dos Reis (Taipeiro), pai de José, Fausto, Neca, Sara, Odete e Magna. Avô de José Melo Ferreira (engº.), Luísa e Fausto, Maria Ascenção, Armando, Maria da Luz e Fausto Albano, entre outros.
- REIS. Manuel Maria dos Reis, antigo regedor, tio de Élio, Walter Reis, entre outros.

domingo, 5 de junho de 2011

AS ELEIÇÕES EM OIS DA RIBEIRA




Resultados eleitorais em Ois da Ribeira:

- PSD: 199 votos (44,62%).

- PS: 114 votos (25,56%).

- CDS/PP: 68 (15,25%).

- Bloco de Esquerda: 23 votos (5,16%).

- CDU/PEV: 9 (2.02).

- PCPT/MRPP: 4 (0,90%).

- MEP: 1 voto (0,22%).

- PNR: 1 voto (0,22%).

Os outros partidos não tiveram votos.



- Votantes: 609.

- Votantes: 446 (68,72%).

- Não votaram: 203 (31,28%).

- Votos Nulos: 9 (2,02%).

- Votos Brancos: 18 (4,04%).

sábado, 4 de junho de 2011

Ois da Ribeira no encerramento da Socializar +

A ARCOR está desde anteontem (2 de Junho) na Socializar + - evento das IPSS de Águeda, que decorre no pavilhão da Associação Empresarial de Águeda (AEA), no Covão da Aguieira.

O certame encerra hoje (4 de Junho) e com a chancela de Ois da Ribeira. A Tuna Musical actua às 19 horas, em parceria com a ARCOR, e o «fecho» será meia hora depois.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ARCOR na Socializar +

A ARCOR está a participar na Socializar +, mostra social das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Águeda, que tem como objectivo «promover a sua imagem e acção, junto da sociedade civil e de outros agentes sociais».
Ao mesmo tempo, pretende ser, também, «um espaço de partilha e reflexão sobre o trabalho desenvolvido».
A foto mostra o momento desfile da representação da ARCOR, nomomento inaugural do certame - que começou ontem e termina amanhã, sábado, dia 4 de Junho, no salão de exposições da Associação Empresarial de Águeda (AEA/AIA).
Clicar na imagem, para a ampliar

quarta-feira, 1 de junho de 2011

As obras do polidesportivo da ARCOR

Os balneários do polidesportivo da ARCOR, antes (2002, vistos do

norte) e depois (2003, vistos do sul)


A 1 de Junho de 2002, iniciaram-se as obras de conclusão dos balneários do polidesportivo da Arcor - ao tempo com uma cobertura em chapa, como se vê na foto. Com assentamento de tijoleira no chão e paredes, num trabalho executado por Milton Gomez e António Fernando Fernandes, durante vários fins de semana.
O projecto viria a ser suspenso, por se considerar oportuno alterar o interior e a cobertura, que passou a ser em laje e com redes de água (quente e fria) e de saneamento. Foram também acimentados os espaços laterais do campo - a norte, nascente e sul. Como se vê na foto de cima. Estas obras, começaram a 30 de Julho de 2003.
O vereador Pinto Galvão,. da Câmara Municipal de Águeda, viria presidir à cerimónia da abertura dos balneários, a 25 de Outubro do mesmo ano. O programa incluiu jogos de futsal entre dirigentes e pais e mães e utentes da ARCOR.