terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ARCOR no regional de fundo de canoagem

A equipa da ARCOR que disputou o campeonato regional de fundo, a 26 de Fevereiro de 2012, mo Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fábio e Volodymir são campeões de canoagem

Tiago Tavares (2º.) e Fábio Lopes (1º.) no pódio de Montemor

Os canoístas Fábio Lopes (C1 seniores) e Volodymir Perekhodov (Veteranos C), da ARCOR, sagraram-se campeões regionais de fundo.
As provas decorreram em Montemor-o-Velho, no CAR, e os resultados dos atletas da ARCOR foram os seguintes:
- K1 iniciados: 5º.-Miguel Soares; 6º.-João Pedro Framegas.
- K1 iniciadas: 5ª.-Luciana Pires.
- K1 cadetes: 13º.-Adriano Coelho.
- K1 cadetes: 3ª.-Mariana Pires.
- C1 seniores: 1º.-Fábio Lopes; 2º.- Tiago Tavares.
- C1 juniores: 2º.-Amílcar Pina.

- C1 cadetes: 2º.-Arménio José.
- K1 juniores: 5º.-Alexandre Pires.
- K1 juniores: 6ª.-Andreia Fernandes.
- K1 seniores: 7º.-André Santos.
- K1 veteranos B: 2º.-Valery Shuftkain.
- K1 veteranos C: 1º.-Volodomyr Perekodov.
- EQUIPAS: 1º.-Saavedra Guedes, de Pardilhó, 2058 pontos; 2º.-SC de Aveiro. 3º.-ARCOR, de Ois da Ribeira 1171; 4º.-CCde Ovar, 1169; 5º-Costa do Sol, de Oeiras, 764; 6º.-Fluvial de Coimbra, 763; 7º.-Patos, de Abrantes, 681; 8º.-CIC de Montemor, 663; 9º.-IDEC, de Cacia, 551; 10º.-Torreira, 499; 11º.-GICA, de Águeda, 97.
- VETERANOS: 1º.-Costa do Sol, 395 pontos; 2º.-Patos, 195; 3º.-CC de Ovar, 100; 4º.-ARCOR, 102; 5º.-SC de Aveiro, 99; 6º.-Fluvial, 97.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Curso de clarinete de música de câmara na Tuna Musical

A Tuna de Ois da Ribeira vai organizar um curso de clarinete e música de câmara, destinado a alunos do ensino básico, complementar e superior das escolas de música.

A acção vai decorrer nos dias 10 e 11 de Março, sob responsabilidade do professor Tiago Abrantes, com o objectivo de «desenvolver aspectos técnicos e interpretativo, incentivar a música de câmara, partilhar experiências e criar hábitos de estudo».
Os interessados em participar odem inscrever-se directamente pelos telefones 936502829 (presidente Horácio Tavares), 912193322 (maestro António Bastos) e 936054202 (dirigente José Maria Gomes) e email tunadeois@gmail.com

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Associação Teatral de Fátima no salão da ARCOR

A Associação Teatral de Fátima (foto) vai actuar em Ois da Ribeira, no salão da ARCOR, na noite do próximo sábado, dia 25 de Fevereiro, para representar a peça «O Golpe Mortal».

O grupo de Mamodeiro e Póvoa do Valado desde 2003 que habitualmente se exibe em Ois da Ribeira, no âmbito da cooperação cultural entre as duas associações, e o programa inclui a comédia "2 Criados em Apuros", encerrando com o hino da associação.

As entradas são livres.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bispo de Aveiro: «A obra é maior que a freguesia!»

José Valente (Director do Centro Distrital de Solidariedade Social de Aveiro), Fernando Reis (presidente da ARCOR) e Antero Gaspar (Governador Civil de Aveiro), a 20 de Janeiro de 2000, dia do lançamento da primeira pedra do Centro Social...
Público na cerimónia do lançamento da primeira pedra (em cima) e Fernando Pires, Celestino Viegas, D. António Marcelino e Arlindo Reis, no dia da visita bispal à ARCOR, a 20 de Fevereiro de 2002 (há 10 anos)

O Bispo de Aveiro Emérito, D. António Marcelino, visitou Ois da Ribeira em trabalho pastoral, em 2002, e a 20 de Fevereiro - ontem se completaram 10 anos - também esteve nas obras do Centro Social.

O dia, por curiosidade histórica, coincidiu justamente com os dois anos depois do lançamento da primeira pedra (fotos de cima) e o prelado visitou demoradamente as obras, acompanhado pelo presidente (Celestino Viegas) e tesoureiro da ARCOR (Arlindo Reis) e presidente da Junta de Freguesia (Fernando Pires). Manifestou a sua surpresa pela envergadura da obra e incentivou a direcção da ARCOR a «ter coragem para o enorme empreendimento social que estão a construir».

Foi neste dia que proferiu uma afirmação que se tornou emblemática para a ARCOR, quando disse que «a obra é maior que a freguesia!»

ARCOR no regional de fundo do Centro de canoagem




A ARCOR inicia domingo a época oficial de canoagem, participando no campeonato regional de fundo do centro. Com 18 atletas.
A prova vai decorrer em Coimbra, no Parque Verde do Rio Mondego e a partir das 10 horas, e a delegação desportiva arcoriana é a seguinte:
- K1 cadetes: Adriano Coelho e Leandro Melo.
- K1 iniciados: João Framegas e Miguel Soares.
- K1 iniciadas: Luciana Pires.
- K1 cadetes: Mariana Pires.
- C1 cadetes: Arménio José.
- K1 infantis: Mariana Fernandes.
- K1 juniores: Alexandre Pires.
- K1 juniores femininos: Andreia Fernandes.
- C1 cadetes: Arménio José.
- C1 seniores: Fábio Lopes e Tiago Tavares.
- C1 juniores: Amílcar Pina.
- K1 seniores: André Santos.
- K1 veteranos B: Rui Figueiredo, João Brinco e Valery Shuftakin.
- K1 Veteranos C: Volodymir Perekodov.
O cartaz de promoção da prova (na imagem) mostra a campeã nacional e olímpica Beatriz Gomes, que representa o Fluvial de Coimbra e se iniciou na ARCOR.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A noiva do carnaval de Ois da Ribeira

A foto da noiva ficou no tinteiro, pelo que cá estamos hoje a editá-la. Uma foto sobre o inesperado desfile carnavalesco de ontem, nas ruas de Ois da Ribeira.
A noiva, é um ele... o Paulo Jorge Almeida Marques, o Rosse. Vai gaiteiro e vestido a preceito, com os jeitos de menina que vai fazer juras de amor ao altar.
O noivo é uma ela..., Maria Teresa Vieira Ribeiro, que há muitos anos mora em Ois, agora na Rua Adolfo Pires dos Reis, a do Viveiro. Esposa de Arlindo Duarte e irmã de Emília (do Manuel Arsénio).

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Desfile de carnaval em Ois da Ribeira



Há muito que não via carnaval em Ois da Ribeira. Aconteceu hoje, com um mini-desfile, com graça e com encanto, formado à última da hora e que percorreu as ruas da freguesia. Não eram muitos, é verdade, mas iam animadíssimos. E vão estar em Águeda, no desfile da tarde de 3ª.-feira de carnaval.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Ois da Ribeira há 40 anos...


Há 40 anos, Dinis Tavares dos Reis fazia seguir para a Secretaria de Estado da Informação e Turismo a planta do restaurante Pôr-do-Sol - na altura ainda sem nome.
Dei-me conta desta coincidência temporal quando hoje, em busca de coisa diferente, reli a notícia que eu mesmo escrevi no jornal Soberania do Povo. O «sonho velho e premente» de Ois da Ribeira iria (como foi) ser construído em «local espraiado de bucolismo e beleza é magnífico para o efeito, dada a sua privilegiada situação, em varanda natural para a pateira».
Falando de números, previa-se que o investimento fosse de 2000 contos e o jornal intitulava a notícia com um expressivo «O milagre do (santo) Dinis».
Outras notícias da actualidade ribeirense, em Fevereiro de 1972:
- ESCOLA PRIMÁRIA: Foi beneficiada com aquecedores de gás catalítico, mas ainda não instalados pela Câmara.
- DOENTE 1: Internado em Lisboa, no Hospital de Santa Marta, Carlos Alberto dos Reis, filho de Gil Martins dos Reis. Viria a falecer a 11 de Outubro desse ano.
- DOENTE 2: Irene Gomes da Conceição e Maria da Luz Resende Simões dos Reis, operadas no Hospital de Águeda.
- Casamento: Fernando Dias Branco com Maria Iracene Soares dos Reis, no dia 6.
- FALECIMENTO 1: João Paulo, recém-nascido, filho de João Simões de Carvalho e de Juraci Gomes. Num hospital do Porto.
- FALECIMENTO 2: António Joaquim Nogueira da Silva (Bruxo), filho de Mateus Almeida e Silva e Maria Nogueira (Padeira). Em França, vítima de acidente. Deixou viúva e 4 filhos.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carlos Carvalhas visitou centro social da ARCOR

Carlos Carvalhas, secretário geral do PCP, visitou as obras do centro social da ARCOR a 17 de Fevereiro de 2002, há precisamente 10 anos. Completam-se hoje.
O político comunista estava em Ois da Ribeira, numa actividade partidária distrital, e a ARCOR quis dizer-lhe «obrigado» por o PCP ter sido, através do deputado João Amaral, um dos partidos que, a 4 de Dezembro de 1998, na Comissão de Economia e Finanças e do Plano da Assembleia da República, aprovaram a entrada da obra em PIDDAC. Os outros, foram o PSD e o CDS/PP, abstendo-se o PS.
«O seu partido tem apenas sete votos em Ois da Ribeira, mas queremos dizer-lhe o nosso obrigado por ter votado a entrada em PIDDAC», disse-lhe Celestino Viegas, o então presidente da direcção, entregando-lhe uma caneta e o Jornal da ARCOR.
«Sois gente boa», disse Carlos Carvalhas
.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ARCOR leva Molière à ADREP da Palhaça

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR vai actuar na Palhaça, a 3 de Março de 2012, apresentando a peça «O Avarento« de Molière.
A exibição vai decorrer no salão da ADREP, às 21,30 horas, com entradas livres.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Obras no altar da capela de Santo António

A capela de Santo António está a ser requalificada no interior.
O templo é, provavelmente, do século XVII (é do sétimo decénio o ornato do altar) e, após, as obras no telhado é agora oportunidade para o professor António Monteiro (o restaurador) requalificar o altar - de três nichos, divididos por pilastras decoradas com um reata onde se lê «Oh Lingoa Benedita».
«A madeira e o cimento vão desaparecer, dando lugar à pedra e ao pó de pedra, para se aproximar o mais possível do que era em tempos remotos», considerou o padre Júlio Granjeia - acrescentando que «o sacrário também está a ser completamente restaurado» e que, concluídos os trabalhos, «a admiração pelo trabalho feito será unânime».
As obras têm custos e por isso a comissão fabriqueira se tem multiplicado em iniciativas pelo que quem quiser ajudar, pode fazê-lo, enviando donativos para a paróquia.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Teatro da ARCOR no salão da ARCEL de Espinhel

A estreia da comédia “O Avarento” foi na noite de 4 de Fevereiro, no salão do Centro Social da ARCOR, e tem nova actuação no próximo sábado, dia 11, em Espinhel - no salão da ARCEL.
O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR, agora dirigido por Rui Fernandes, vai, como habitualmente, actuar em várias localidades da região, o que deverá vir a acontecer, por exemplo, em Belazaima do Chão, S. Martinho, Mamarrosa e Palhaça, em datas a anunciar.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tuna de Óis da Ribeira aprovou contas


A Tuna Musical de Ois da Ribeira aprovou as contas de 2011, com saldo positivo de 726 euros. A receita foi de 29 936,73 e a despesa de 29210,67.

A associação teve mais de três dezenas de actuações num ano que que foi galardoada com a Medalha de Mérito Distrital, por se assumir como centenária. Foi concedida pelo Governo Civil de Aveiro.
Outras actividades: cantar dos Reis, festa do peixe, marchas populares e 114º. aniversário, jantar e concerto de Natal.
A escola de música continuou as suas actividades e 4 alunos foram apresentado no dia da festa dos 114 aos. ”É a prova de que todo o esforço está a dar frutos e outra vida à associação”, considerou o presidente Horácio Tavares.
As actuações da Tuna, sob batuta do maestro António Bastos, foram principalmente na região, mas também em localidades de Aveiro, Oliveira do Bairro, Albergaria Vagos e S. Pedro do Sul.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Apoteose da estreia de «O Avarento»

O GTA da ARCOR, depois da actuação e na apoteose final da estreia de «O Avarento, comédia de Molière, que estreou a 4 de Fevereiro de 2012.
Foto de Luís Neves

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O GTA da ARCOR em palco, na estreia de «O Avarento»

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR estreou a comédia «O Avarento», de Molière, a 4 de Fevereiro de 2012 e no salão cultural do centro social.
Aqui fica a imagem do grupo, para memória futura.
Foto de Luís Neves

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

As obras, há 10 anos, do centro social da ARCOR

A 2 de Fevereiro de 2002, há 10 anos!, colocou-se mais uma placa do edifício do centro social. O tempo passou, a obra fez-se e já nos escapam estas imagens na memória que uns vão perdendo e outros nem sequer têm. Na véspera, recebera a direcção o terceiro auto de medição e a tesouraria afunilava meios.
Dias antes, a 28 de Janeiro, tinham começado obras de restauro da creche, cozinha e refeitório. Dinheiro, era o que mais faltava. Mas os amigos da ARCOR sempre se abriram generosos aos pedidos da direcção. Humildes e persistentes, até ao último dia de obra!