sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Andreia Almeida é a melhor aluna do 12º. ano da Adolfo Portela

Andreia Ramos de Almeida, estudante ribeirense, foi a melhor aluna do 12º. ano dos cursos científicos-humanísticos da Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda. É filha de Manuel Duarte de Almeida (Capitão), secretário da Junta de Freguesia, e de Anabela Ramos de Almeida.
A cerimónia-festa de entrega do prémio está marcada para as 21 horas de hoje (30 de Setembro), na escola da cidade sede do município - onde também receberá o Prémio Câmara Municipal de Águeda.
Parabéns! Merecidos e aplaudidos!O novo ano lectivo «deu-lhe» a frequência do curso de Engenharia Biomédica, no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ARCOR recebe apoio do Rotary Clube de Águeda

O Rotary Clube de Águeda, em ano de comemoração dos seus 25 anos, criou o programa social “+ SOLIDARIEDADE” e vai atribuir bolsas de apoio, de 500 euros, cada, a várias instituições dedicadas aos idosos. A ARCOR é uma delas.
O apoio social será pago de Outubro de 2011 a Julho de 2012, em prestações mensais de 50 euros, e o acordo será assinado a 3 de Outubro, às 14 horas, nas instalações da ARCOR - que se fará representar por Vitor Melo, secretário da direcção.A associação candidatou uma utente do centro de dia (APM) e o Rotary Clube de Águeda, no acto de assinatura, far-se-á representar pelo presidente António Celestino de Almeida.
A foto mostra os elementos do juri de atribuição das bolsas: Carla Ferreira, António Celestino de Almeida e Fátima Ervedoso.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A escola tem finalmente rede no muro da estrada

A escola primária (EB1) de Ois da Ribeira foi beneficiada com a instalação de uma rede, no muro de protecção para a estrada. A iniciativa da Junta de Freguesia tem a ver com questões de segurança, pois impedirá que as crianças possam cair à rua.
Eu próprio me recordo muito bem, do meu tempo de aluno, quando o muro cedeu à “força” das nossas brincadeiras de escola e eu e o António Melo, o Zebedeu e o Custódio, “voámos” para estrada - que não tinham, ao tempo, o movimento de hoje e, por tal, não era tão perigosa.
Tanto quanto sei, as preocupações da actual directora da escola (outra antiga a aluna, a agora professora Maria José Pires) e da comissão de pais chegaram à autarquia local, pelo que a rede, finalmente, vem “matar” um problema - que, de resto, já deveria estar resolvido há muitos anos.
A talho de foice, cabe perguntar se não será possível cuidar melhor do recreio. E também, já agora, do campo de basquetebol.

domingo, 25 de setembro de 2011

Subsídio extraordináro de 125 000 euros para a ARCOR

A notícia (Jornal da ARCOR) do subsídio extraordinário do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: 125 000 euros!!! Ou 25 000 contos!!!. Em baixo, o ofício a dar a boa nova





Há 8 anos, em Setembro de 2003, a ARCOR recebia uma das melhores notícias de período correspondente à epopeica construção do Centro Social: uma comparticipação de carácter extraordinário, de 125 000 euros (25 000 contos), atribuída pelo Ministério da Segurança Social e do Trabalho.
Os pormenores do processo que levaram a este este ímpar momento são longos (vamos dispensá-los), mas consagraram e premiaram a determinação da direcção de então, que se mobilizou e motivou para o «combate» que foi (era), desde Outubro de 2001, a construção do centro social. Auto-motivou-se e foi suficientemente mobilizadora para captar os apoios que tornaram possível a conclusão da obra, sensibilizando o povo ribeirense, as empresas amigas, os mecenas, as entidades oficiais (Câmara de Águeda, Governo Civil de Aveiro e Ministério) e todos quantos, mesmo anónimos, foram amigos maiores da ARCOR.
O subsídio extraordinário do Ministério da Sergurança Social e do Trabalho foi exemplo... exemplar!

Ao tempo, a associação mantinha activas as secções sociais (creche, jardim de infância e ATL), promovia as candidaturas para o centro de dia e apoio domiciliário, tinha o Grupo de Teatro Amador (GTA) e as marchas populares, a formação profissional, a canoagem (e, sazonalmente, o futsal, o andebol e o ténis), adquiria o terreno do padre José Bernardino e acabava as obras dos balneários do polidesportivo. E preparava o orçamento para 2004, que viria a ser aprovado a 14 de Novembro (de 917 600 euros!). Orçamento que viria a ser cumprido e com saldo positivo. Como sempre, durante o período de construção do centro social.
Clicar nas imagens, para as ampliar

sábado, 24 de setembro de 2011

As medalhas de Volodymir! Ouro e prata nos Masters Games

As medalhas de ouro (200 metros) e prata (1000), de Volodymir Perekhodov nos Masters Games 2011, em Ligano, na Itália. O veterano atleta internacional da ARCOR esteve duas vezes no pódio dos Jogos dos Mestres.
Merece fartos aplausos!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Festas de Ois da Ribeira em 1979


A ARCOR, a 22 e 23 de Setembro de 1979, organizou as chamadas Festas de Ois da Ribeira, simultâneamente festejando Santo Adrião, o padroeiro da paróquia. Foram dois dias de intensa actividade cultural, recreativa e desportiva e de franco refrescamento do ribeirismo que, então, andava muito volátil e esquecido.
O programa foi o seguinte:
- Dia 22, sábado: Campanha do naço (pesca), exposição de artesanato (na Junta), teatro infantil (com o Grupo de Teatro do Orfeão de Águeda), cinema (pela Junta Central das Casa do Povo) e festival de folclore - com o Grupo Folclórico da Região do Vouga (Mourisca) e a Rusga de Arcozelo (Gaia), que, no final e já no salão do Pôr-do-Sol, surpreendeu o público com uma memorável terceira parte, em forma de revista popular.
- Dia 23, domingo: Missa solene, campal (na pateira), e procissão para a Igreja. Tarde de ciclismo, atletismo e corridas de barcos. Concerto da Banda Nova de Fermentelos e da Tuna Musical de Ois da Ribeira, expressamente reorganizada para o efeito.
A ARCOR teve claboração gratuita de todas estas instituições e também da Câmara Municipal de Águeda, FAOJ (Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis), Federação do Folclore Português, Casa do Povo de Águeda e Escola Central de Sargentos - que, gratuitamente assegurou o transporte dos dois grupos de folclore.
Foram bons tempos de sementeira da ARCOR! De união e promoção do associativismo. Desse domingo, ficou memorável o pé de dança da avó de Fernando e Arlindo Reis, então com mais de 90 anos. E a visita de «mais de 2000 pessoas, nos dois dias», como se lê na imprensa de Águeda - reportando as Festas de Ois da Ribeira e num artigo assinado por Salvador Rodrigues (de Fermentelos). Clicar na imagem, para a ampliar e ler


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O primeiro Jornal da ARCOR

A primeira edição do Jornal da ARCOR saiu a 22 de Setembro de 1979, hoje se completam 32 anos. O editorial sublinhava que «a ARCOR nasceu para unir as pessoas (…), solidificar laços de autêntica amizade entre todos os que, nascidos ou residentes em Ois da Ribeira, como os ausentes no estrangeiro da nossa saudade, se queiram associar a este projecto de ligação entre as pessoas de vários quadrantes sociais que formam a família ribeirense».
Fui agora pegar-lhe e relê-lo, com alguma emoção, confesso.
Passaram 32 anos e a ARCOR que então se sonhava cresceu, levedou, amadureceu e multiplicou-se por vários caminhos e serviços. Quem lhe fez o parto, a ajudou nos primeiros passos, a empurrou para a frente e lhe deu o braço até 2011, bem se pode sentir feliz!
A primeira página da edição de há 32 anos titulava «O jornal que queremos ser» e antecipava um claro «é preciso olhar bem para a frente». E um bem expressivo: «Gente de Ois da Ribeira quer futuro de progresso». Anunciava, para o interior, as «Histórias e sátiras do Cruzeiro do Mal-Dizer», ou seja «histórias e ideias... para ler», antepassado do«Clube Ar e Cor» que viria a ser matriz da última série - a que se publicou entre Junho de 2001 e Março de 2005.
O jornal de há 32 anos tinha oito páginas (quatro a cores), num formato que já hoje não existe: uma mancha de 19x30 centímetros.

Outros títulos do jornal: O jornal que queremos ser (editorial), ARCOR - o que somos, ao que vimos (planos da associação), Escola Primária é um mundo de carências (reportagem), Registo Pessoal (notícias da sociedade local), A quantas andamos e As «Políticas» (comentários sociais), Jornal Luz e Esperança (saudação ao jornal da paróquia), Coisas do Antigamente (notícias de 50 anos antes), Pateira vai ser limpa (notícia), Festas de Ois da Ribeira (programa de dois dias em honra do padroeiro Santo Adrião) e Tuna de Ois da Ribeira (nesse ano «reactivada» para actuar em actividades da ARCOR).
A primeira série publicou pelo menos cinco números, com periodicidade trimestral, como hoje.
A segunda série apareceu em Dezembro de 1989, dela sendo apenas conhecido um número, também de oito páginas mas de formato diferente (17x27). Em Dezembro de 1991, surgiu uma terceira, de que também apenas há registo de um número. Tinha igualmente oito páginas e, para não variar, formato desigual: 20,6x31,5.
A 30 de Junho de 2001, saiu a primeira edição da quarta e última série. Trimestralmente, saíram 16 consecutivas e o formato voltou a variar (17,5x25,5) mas aumentou as páginas: passou de oito para 16.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

André Santos coordena canoagem da ARCOR

A ARCOR prepara a nova época de canoagem e André Santos assume a responsabilidade técnica de toda a equipa.

O técnico já dirigia um grupo de canoístas - entre eles o mundalista e bronzeado europeu Tiago Tavares - e será o responsável por todos os escalões do clube, auxiliado pelos atletas Andreia Fernandes e Alexandre Pires, para além de António José Gonçalves.

A época começou numa prolongada reunião, na noite de 2ª.-feira (19 de Setembro) - durante a qual foi analisada a última temporada desportiva. A direcção de João Gomes propôs que fossem os atletas a pagar a inscrição federativa e o seguro desportivo e que todos fossem associados, assim como os pais.

Os exames médicos poderão igualmente vir a ser da responsabilidade dos atletas - situação que, a acontecer, substituirá a habitual colaboração (gratuita) do médico Horácio Marçal - que até Fevereiro deste ano foi presidente da assembleia geral da ARCOR, depois de dois mandatos, iniciados em 2008.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Escola primária de Ois da Ribeira com 23 alunos

O ano escolar da EB1 de Ois da Ribeira começou a 15 de Setembro, com 23 crianças e duas professoras.
As primeiras matrículas (as do 1º. ano) tiveram apenas quatro crianças, mas, para o próximo ano e expectável que sejam pelo menos dez. Curiosamente, mais de um terço (9) das crianças deste ano escolar não são de Ois da Ribeira, mas das localidade vizinhas de Cabanões, Casal de Álvaro, Oronhe e Travassô - utentes da ARCOR.
O ano lectivo de 2011/12 começou a 15 de Setembro, com toda a normalidade.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Medalhas de ouro e prata de Volodyir nos Masters Games de 2011

Volodymir Perekhodov, canoísta da ARCOR, foi medalha de ouro nos 200 metros e de prata, nos 1000, nos Masters Games 2001, que decorreram em Itália.
O veterano atleta de origem ucraniana pagaiou nas águas de Ligano e confirmou as suas credenciais atléticas e desportivas, nas provas que se realizaram na semana passada.

domingo, 18 de setembro de 2011

GNR identificou 9 pescadores ilegais na pateira

O Serviço de Protecção de Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR desencadeou uma operação de fiscalização na pateira de Fermentelos e identificou nove pescadores em situação ilegal.
Abriu um inquérito-crime “por suspeita de exercício de pesca com meios proibidos” e quatro deles foram alvo de processo de de contra-ordenação, por pescarem sem licença profissional.A operação deenominou-se “Pateira limpa” e decorreu entre as 5 e as 12 horas de anteontem (dia 16), em áreas territoriais nos concelhos de Aveiro, Águeda e Oliveira do Bairro. Foram apreendidos vários tipos de «artes» e 16 peixes de diferentes espécies, na maioria entregues a instituição social para consumo. E também dois galrichos com 10 metros de comprimento, dois tresmalhos com 50 metros e malha de 60 mm, duas redes com 60 metros, com malha de 100 mm, uma de 60 metros (malha de 70 mm) e uma cana de pesca.
O SEPNA da GNR, em comunicado, refere ter conseguido "pôr termo a um conjunto de condutas ilícitas” denunciadas por cidadãos e associações ambientais, gerando “sentimento de impunidade no seio dos pescadores ilegais naquele local”.

A operação envolveu meia centena de efectivos da Protecção Ambiental, Destacamento de Intervenção, Núcleo de Investimento Criminal (NIC) da GNR, com recurso a uma embarcação específica deslocada de Santa Comba Dão.

sábado, 17 de setembro de 2011

Comendador Almeida Roque ofereceu 5000 contos à ARCOR

O comendador António Soares de Almeida Roque entregou 5000 contos (25 000 euros) à ARCOR, a 17 de Setembro de 1999, faz hoje 12 anos. A dádiva destinava-se às obras de construção do centro social e foi a primeira, de várias, com que ajudou a construir a obra do século, para as gentes de Ois da Ribeira.
O comendador Almeida Roque esteve nas antigas instalações da ARCOR (onde agora é a pastelaria Canela d´Ois), acompanhado por Celestino Viegas, e foram recebidos pela direcção da ARCOR, ao tempo presidida por Fernando Reis. É sócio honorário da associação, por deliberação unânime da Assembleia Geral.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Federação das Associações Culturais e Recreativas de Águeda



A ARCOR integrou o núcleo fundador da Federação de Associações Culturais e Recreativas do Concelho de Águeda, decidida a 16 de Setembro de 1980 - há 31 anos. O grupo integrava o Orfeão de Águeda, BARC (Borralha) e Centro de Recreio Popular de Belazaima (CRPB).

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Obras na capela de Santo António

A capela de Santo António há várias semanas que está em obras de requalificação, internas e externas, incluindo o telhado. Ficou com este aspecto exterior.
O estado algo degradado do templo, desde há já algum tempo, levou à necessidade de rápida intervenção, embora o padre Júlio Granjeia admita que “ a altura não é a melhor”, devido às dificuldades financeiras da paróquia.“Infelizmente, a parte de pedra tem já muito cimento misturado e é de vários tipos e cores, o que nos deixou num grande impasse, por ter zonas com mais cimento que pedra”, considerou o pároco, sobre as características do físicas templo. Optou-se por não pintar nessas situações, “mesmo podendo ficar não tão bonito, mas para não estragar mais do que está”, o que, segundo o sacerdote, “não quer dizer que não se procure uniformizar a cor”,.
A parte do altar está a cargo do restaurador António Monteiro - que já foi o responsável por igual serviço na igreja matriz.
O templo dedicado a Santo António será anterior ao decénio de 70 do século XVII, segundo o «Inventário Artístico de Portugal» - que cita o ornato do retábulo (parte posterior do altar) com o sendo anterior.
O edifício teve vários restauros desde então – o último dos quais, e mais significativo, foi em 1994. Um outro, é de 1955 - segundo uma placa nas traseiras da capela. A imagem de Santo António, em madeira, será do século XVIII – ainda segundo o mesmo livro, editado em 1959.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Acidente rodoviário na Piedade entre 2 ribeirenses

Um acidente de viação, na Piedade, feriu dois ribeirenses com alguma gravidade: Rosa Maria Oliveira Carvalheira, surda-muda, de 39 anos, e Armando Ferreira dos Reis, de 60.
A colisão frontal aconteceu à entrada da localidade, ao fim da manhã de hoje e após a curva do lado de Espinhel. Não se conhecem as circunstâncias, mas uma das viaturas caiu no campo lateral. Intervieram os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro - que transportaram os feridos para o Hospital Distrital de Águeda.
Foto do JN, com vídeo: http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=%C1gueda&Option=Interior&content_id=1985112

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Finais nacionais das 1ªs. Pagaiadas em Águeda

Águeda recebe, sábado (dia 10 de Setembro) e domingo (11), as finais nacionais das Primeiras Pagaiadas, provas de canoagem de atletas do primeiro ano de inscrição. Simultâneamente, decorrerá o Torneio de Slalon. A ARCOR não participa.
A prova é organizada pelo Ginásio Clube de Águeda (GICA), Federação Portuguesa de Canoagem, Associação de Canoagem de Aveiro e Conselho Nacional de Arbitragem. É aberta a menores, iniciados, infantis e cadetes - que disputarão provas de K1, K2 e K4 (masculinos e femininos) e C1, C2 e C4 (só masculinos). Todos disputarão a distância de 2000 metros, num circuito a “desenhar” entre as duas pontes da cidade de Águeda.
A pova de slalon será de 200 metros, balizados em 10 portas, no mesmo pano de água citadino. É aberta às especialidades de K1 menores, iniciados, infantis e cadetes (masculinos e femininos).
- SLALON: A prova de slalon está marcada para a manhã de sábado e, de Águeda, apenas correm atletas do GICA. A abertura do secretariado está prevista para as 7,30 horas, seguindo-se a reunião de delegados (8) e as provas (9). O GICA apresentar-se-á com quatro slalolistas: Nelson Alves, Ricardo Bela, Micael Duarte e Nuno Alves.
- CANOAGEM: As provas finais de canoagem disputam-se no sábado (dia 10) e domingo (11). As primeiras estão marcadas para as 14,30 horas de sábado (K1 e C1 2000 metros). Domingo, disputam-se as de K2 e C2 2000 (10 horas) e K4 e C4 2000 (15 horas). O GICA estará representado pelo atleta Micael Duarte.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

ARCOR não disputa as finais das 1ªs. Pagaiadas

A ARCOR não vai disputar as finais nacionais das 1ªs. Pagaiadas, marcadas para o próximo fim de semana, em Águeda.

A ausência do clube liderado por João Gomes (na foto, à esquerda), na primeira prova de qualificação da região centro, realizada em Águeda, a 23 deJulho, já deixava antever a não inscrição nas segundas provas, em Salvaterra de Magos, no penúltimo fim-de-semana. Como consequência, o clube estará ausente das finais das Primeiras Pagaiadas, a realizar no fim de semana que vem.

Sérgio Almeida (na foto, à direita), vice-presidente da clube, explicou a SPD que tudo resultou de “um desentendimento que houve, com o treinador de então”.

“O treinador tinha acabado de se demitir e a equipa acabou por não se inscrever nas provas de Águeda”, disse Sérgio Almeida, referindo-se à qualificação de 23 de Julho. Algo que não impediria, no entanto, a inscrição da ARCOR na prova de Salvaterra. Mas a inscrição, mais uma vez, não aconteceu.

As explicações são estas, segundo o mesmo dirigente: “A prova de Salvaterra de Magos foi realizada longe, a 200 quilómetros, e, teoricamente, haveria mais justificação para a não inscrição da equipa, nesta prova do que na de Águeda. Mas, realmente, não há justificação para o facto e estou triste por isso. Acho que tudo isto resultou de uma birra, que penaliza a ARCOR. Não sou eu o responsável pelas inscrições, mas lamento o que aconteceu. Queremos gerir bem os nossos recursos, mas isso nunca impediria a participação da ARCOR em qualquer prova desportiva”.

A ARCOR é uma referência da canoagem aguedense e nacional, com vários campeões nacionais em várias variantes e escalões etários. O seu atleta Tiago Tavares é actual medalha de bronze europeu, em C1 200 metros.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Passeio de cicloturismo da Junta de Ois da Ribeira

A Junta de Freguesia de Ois da Ribeira vai realizar, a 11 de Setembro, a segunda edição de 2011 do passeio de cicloturismo.Os cicloturistas concentrar-se-ão no parque da pateira, junto ao hangar de canoagem, pelas 8,30 horas da manhã. A caravana seguirá por Cabanões, Casal de Álvaro, Oronhe, Casaínhos, Águeda, Sardão e Borralha, até ao parque do Souto do Rio - onde será servido um lanche. Depois, voltarão a Ois da Ribeira e à margem da pateira, passando por Recardães e Espinhel.

As inscrições poderão ser feitas na Drogaria Fernando Pires, na Loja da Joaquina Lopes e no Café do Nelson.