terça-feira, 31 de maio de 2011

A primeira notícia de imprensa sobre a ARCOR




A primeira notícia de imprensa sobre a ARCOR foi publicada a 9 de Março de 1979, no jornal Soberania do Povo, de Águeda - como se vê no recorte, ao lado.

Dava conta da emissão de dois programas sobre Ois da Ribeira, na Rádio Renascença - marcados para 10 e 17 desse mesmo mês, no programa Horizonte - num espaço de 10 minutos, entre as 20 e as 21 horas.

Ao tempo, pos Ois da Ribeira, anunciava-se a demarcação do terreno onde iria (e foi) instalado o depósito de água de abastecimento da localidade - ao lado do qual veio a ser contruído o polidesportivo da ARCOR.

De França, onde tinham ido de férias, chegavam os casais Angelino Gomes e Generosa (avós da vogal Ondina Soares, da ARCOR) e Celestino Oliveira e Lídia. Também de lá, para férias, Maria Martins e Gil e esposa. Para o Canadá, paria Fernando Pires e esposa. Para a Alemanha, o irmão José Pires. Para a Venezuela, Dinis dos Reis Santos.

A morte levava Manuel Tavares de Carvalho, pai de Manuel e Otília Carvalho.

O maestro Óscar Matos (Neto)

O maestro Óscar Matos dirigiu a Banda Castanheirense no Concerto da UBA que, a 28 de Maio, se realizou no salão da ARCOR. A iniciativa foi da União de Bandas de Águeda (UBA), com patrocínio da Câmara Municipal de Águeda e Junta de Freguesia de Ois da Ribeira.
O espectáculo foi aqui oportunamente referido e hoje deixamos o registo fotográfico do maestro (de pé, ao centro), que é bisneto, neto e filho de músicos ribeirenses, embora natural e residente em Fermentelos - onde seu pai, Madaíl Almeida Matos, se radicou pelo casamento.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tiago Tavares venceu duas vezes na Taça de Portugal

O canoísta Tiago Tavares (ao centro, na foto), da ARCOR, venceu as provas de 200 e 100 metros, em CI juniores, da 2ª. Taça de Portugal de Canoagem.
As provas decorreram no CAR de Montemor-o-Velho, no fim de semana, e o clube de Ois da Ribeira foi 7º. classificado, com 267 pontos. O GICA, de Águeda, foi 26º. (45), entre 39 clubes. O vencedor foi o CN de Ponte de Lima, com 1353. Seguiram-se, o Prado (715) e o Gemeses (267).
Classificações finais dos atletas da ARCOR:
- Fábio Lopes: 3º. lugar em C1 juniores, 1000 metros.
- Tiago Tavares: 1º. lugar em C1 juniores 200 e 1000 metros.
- Manuel Tavares: 3º. lugar em C1 Cadetes 1000 metros.
Quanto ao GICA, de Águeda:
- Diogo Ferreira: 7º. na Final A; Ricardo Conceição: 4º. na Final B (13º.) dos 200 metros.
- Diogo Ferreira: 2º. lugar Final B ( 11º.), Ricardo Conceição: 6º. na Final B ( 15º.).

domingo, 29 de maio de 2011

Concerto da Banda Castanheirense no salão da ARCOR

João Paulo Gomes (presidente da ARCOR), Fernando Pires (PJF de Ois da Ribeira), vereadora Elsa Corga e Mário Jerónimo (presidente da Banda Castanheirense, foto de Cima. Em baixo, António A. Silva (presidente da UBA), vereadora Elsa Corga, Fernando Pires e Mário Jerónimo

O salão cultural da ARCOR foi palco, ontem, para o encerramento do Ciclo de Concertos de Inverno da União de Bandas de Águeda (UBA), actuando a Banda Castanheirense, de Castanheira do Vouga. Um concerto soberbo!
A direcção artística foi de Óscar Matos - de Fermentelos, mas filho do ribeirense Madail Mato, neto do maestro Óscar Pereira de Matos e bisneto de Jacinto de Matos, que foi fundador e maestro da Tuna de Ois da Ribeira.
A hora de recordações foi para a entrega de lembranças da Junta de Freguesia e da UBA, com a colaboração da ARCOR - representada pelo presidente da direcção. A organização foi da autarquia ribeirense, com chancela da UBA e apoio da Câmara Municipal de Águeda.

sábado, 28 de maio de 2011

Os dois grupos de teatro de Ois da Ribeira em palco



Há precisamente 75 anos, dois grupos de teatro faziam da suas e à sua maneira, em Ois da Ribeira. O «Os Modestos e Inseperáves», segundo a crónica do tempo, levou variedades ao palco que «envergonharam e indignaram as pessoas docentes que assistiram». A notícia descasca-lhe, como se vê ao lado.

O programa incluiu um drama e as culpas eram atiradas ao ensaiador. Isto foi a 30 de Maio de 1936.

O mesmo jornal dava notícia de que «Os Inseparáveis» iam levar à cena, no dia 7 de Junho seguinte (1936), o drama «O segredo do pescador», em três actos, e com as comédias «O Gabinete do Sr. Regedor» e «Padre, Filho e Espírito Santo, ou Que Trindade». O correspondente local apontava variedades para acabar a noite teatral, fazendo votos para que não merecesse os reparos feitos a «Os Modestos e Inseparáveis».

O correspondente era Joaquim Tavares da Silva, irmão de Manuel Maria Tavares da Silva - que era sogro de José dos Santos Alla de Resende, irmão de Manuel dos Santos Alla de Resende. E, este, marido de Maria da Luz Pires Ferreira e pai da «menina Maria Ascensão» - que a 30 de Maio desse ano fez «a sua primeira primavera». É a Mariazinha, esposa de Fausto Ferreira dos Reis.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mesa de voto das eleições legislativas de 5 de Junho

Eugénia Cristina Martinho é a presidente da mesa da assembleia de voto das Eleições Legislativas de 5 de Junho, em Ois da Ribeira. Enfermeira de profissão, é actualmente membro da Assembleia de Freguesia ribeirense, eleita nas listas do PSD.
Steven Tavares Pires é o vice-presidente e otrio de escrutinadores é formado por Paulo Jorge Santos Gomes, Victor Manuel Almeida Melo e Maria de Fátima Figueiredo dos Reis.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cortejo, há 9 anos, rendeu 4500 contos para o centro social

A 26 de Maio de 2002, hoje se completam 9 anos, realizou-se o primeiro cortejo de oferendas a favor do centro social da ARCOR. Foi um dia de grande fervor ribeirense e gerador de grande confiança para a direcção. Que sobrevivia de tesouraria nua, sem receitas para as enormes despesas de construção da obra e gestão corrente. Rendeu cerca de 4500 contos, entre as receitas do leilão e ofertas pecuniárias posteriores.
Foi preparado em minúcia, em sucessivas reuniões: com os pais e encarregados de educação, grupo de teatro e secção de canoagem. Até com os grupos da catequese, que se responsabilizaram pelo bar e quermesse - esta com mais de 1 000 artigos, entre eles uma bicicleta Órbita, que calhou ao filho da Lurdes do Augusto. Rendeu mais de 200 contos.


O bar, na sala do futuro centro de dia, resultou em mais de 150. As ofertas passaram dos 3 500 contos - depois da animado leilão, pelo Zé Pinheiro, ajudado pelo Porfírio, o Pires e o Leonildo.
Os «picanços» aos lances levedaram o bolo do cortejo. Cada director, ofereceu um leitão assado e o meu, aberto em 50 contos, foi bem picado. O Zeca Estima Reis ofereceu e comprou uma garrafa de vinho do Porto Vintage 1979, ano da fundação da ARCOR, que voltou a oferecer - para ser aberta no dia da inauguração.
Colaborou a Tuna e o cortejo abriu com a bandeira da ARCOR e crianças da associação. Continuou com os grupos de teatro e canoagem, adolescentes da catequese, carros e tractores com oferendas, muita gente apeada - em desfile que encerrava com o António Resende, na charrete puxada a cavalo.
Um dia gratificante!!! Há muito que Ois da Ribeira não se mostrava tão irmã dos seus projectos e do seu futuro! Assim se ia fazendo o milagre! A direcção de então era formada por Celestino Viegas (presidente), Manuel Soares (vice-presidente), Madalena Neves (secretária), Arlindo Reis (tesoureiro) e Milton Gomez (vogal).

Carpinteiro, há 100 anos, foi cozido a pontos naturais

Há precisamente 100 anos, hoje se completam, o ribeirense Invêncio Viegas teve um acidente de trabalho, quando carpinteirava e foi apanhado por uma trave. Teve de ser cozido a pontos naturais - que, naquele templo e quanto a anestesia, está quieto. Não havia.
Invêncio Viegas foi pai de Hermenegildo e César (já falecidos) e Amílcar Viegas. Avô de João Viegas, que é secretário da assembleia geral da ARCOR, e tio-avô de Celestino Viegas, que foi presidente da direcção.

Banda Castanheirense em Ois da Ribeira






A Banda Castanheirense vai actuar em Ois da Ribeira, a 28 de Maio (sábado), no âmbito do ciclo de Concertos da UBA.

O espectáculo encerra o ciclo de Concertos de Inverno, que a União de Bandas de Águeda organizou um pouco por todo o município de Águeda - em parceria com a Câmara Municipal de Águeda e as respectivas Juntas de Freguesia.

A presença da banda de Castanheira do Vouga em Ois da Ribeira (onde não actua há dezenas de anos) tem a particularidade de ter como maestro Óscar de Matos (foto), filho do ribeirense Madaíl Matos (residente em Fermentelos) e bisneto de Jacinto de Matos - que foi um dos fundadores e maestro da Tuna de Ois da Ribeira. E neto de Óscar P. Matos e sobrinho de Carlos Matos, também antigos maestros e executantes da Tuna. Ele próprio, o actual maestro da Castanheirense, foi executante da Tuna ribeirense.

O concerto vai decorrer no salão cultural do centro social da ARCOR, a partir das 21,30 horas, com entradas livres.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Jardim de Infância da ARCOR e Tuna na Mostra Social

O jardim de infância da ARCOR vai participar na Mostra Social das IPSS de Águeda, que começa a 2 e acaba a 4 de Junho - no pavilhão de exposições da Associação Empresarial de Águeda (AEA). Acuará no espectáculo «Educação Positiva», que começa às 14,30 horas e envolve outras instituições do município.
Dia 4, será a vez da Tuna actuar, às 19 horas, na sessão de encerramento.
A foto é de uma visita do JI ao circo, na
Feira de Março, em Abril de 2004.

terça-feira, 24 de maio de 2011

As rivalidades teatrais de Ois da Ribeira

Os teatros que por Ois da Ribeira se fazem têm história, que não é de agora. É centenária e nem sempre foi pacífica, tem dissidências pelo caminho. A última, em 2004, levou à criação de um grupo afora o da ARCOR - o GAOR. Que se ficou por uma peça.
Há 75 anos, dois grupos dividiam as atenções teatrais ribeirenses: Os Inseparáveis e Os Modestos e Independentes. Com peças que exibiam ao mesmo tempo, mantendo e acelerando uma concorrência que nem sempre terá sido simpática.
Ao tempo, por Ois, era tempo de o benemérito Manuel Tavares vir de férias angolanas e ser recebido em Lisboa, pela família - a 26 de Maio de 1936 (amanhã se completam 75 anos). E de nascer, a 21, um filho de José Maria Simões dos Reis (Taipeiro), o Fausto.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ARCOR ficou em 8º. lugar na Taça de Portugal de Maratonas

A edição 2011 da Taça de Portugal de Maratonas terminou anteontem (sábado) em Coimbra, com a realização da segunda prova. A ARCOR ficou em 8º. lugar final, com 132 pontos; o GICA em 28º., com 15.

O Clube Náutico de Ponte de Lima venceu a prova (324 pontos)e também a anterior, em Fevereiro (Mértola), totalizando 642 pontos. A ARCOR teve 37 na primeira e 95 em Coimbra. O GICA classificou-se em 28º. lugar com 15 pontos - todos obtidos em Coimbra.

Classificações individuais dos canoístas da ARCOR:

- K1 sénior: 15º. lugar, André Santos; 29º.-Carlos Macedo.

- C2 juniores: 3º. lugar, Amílcar Pina e Tiago Ribeiro.

- K1 juniores masculinos: 8º. lugar, Alexandre Pires.

- K1 juniores femininos: 8ª.-Andreia Fernandes.

- C1 juniores: 4º. lugar, António Baptista.

E do GICA, de Águeda:

- C2 Seniores: 4º.-Jorge Silva e Ricardo Conceição.

domingo, 22 de maio de 2011

O primeiro site da ARCOR achou emigrantes de Ois no Brasil








A 20 de Maio de 2004, há 7 anos, entrou on line o primeiro site da ARCOR, no endereço www.arcor.no.sapo.pt. Rapidamente ganhou muitos leitores fixos: 2 059 consultas e 510 utilizadores nos primeiros 50 dias on line. E conseguiu o extraordinário feito de descobrir no Brasil a história de um emigrante ribeirense daqui saído em 1927 - há 77 anos !!!

Foi Francisco Gomes (foto), irmão de Acácio e Sílvia Gomes, ao tempo ainda vivo. E de Maria, Irene, Angelino, Violante e Amândio.

Dias mais tarde, localizou-se outra família, a Santos - ramo do agora centenário David Soares dos Santos, de Zulmiro e Lurdes (todos ainda vivos e residentes em Ois da Ribeira).

O site tinha dinâmica muito interessante, diariamente actualizado e por mais de uma vez, com colaboração também diária do padre Júlio Granjeia - em cujo servidor estava instalado. Assim funcionou até Dezembro de 2005, quando, por razões nunca explicadas, a direcção de então o fez substituir por outro - que rapidamente entrou em estado comatoso.

Foi pena que fosse para o «lixo» a informação que tinha disponível.

Endereço do actual site da ARCOR.

sábado, 21 de maio de 2011

ARCOR e Tuna na SOCIALIZAR + de Águeda

A ARCOR e a Tuna de Ois da Ribeira vão participar na SOCIALIZAR+ - Mostra Social das IPSS do Concelho de Águeda, que se vai realizar no pavilhão da Associação Empresarial (AEA/AIA) de 2 a 4 de Junho.
A iniciativa é da Câmara Municipal, em parceria com a União Concelhia das IPSS (UCIPSS) e o objectivo é «promover a imagem e a acção de cada instituição junto da sociedade civil e de outros agentes sociais». Também pretende ser «um espaço de partilha e reflexão sobre o trabalho desenvolvido».
A ARCOR terá representação permanente no certame e a Tuna actuará às 19 horas do dia 4 de Junho.
Programa AQUI

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A limpeza de jacintos da pateira

Presidentes Fernando Pires (Ois da Ribeira( e Sesnando Reis (Requeixo), dois autarcas ribeirenses; engº. António Cunha (ARHC), Carlos Nolasco (Fermentelos) e Manuel Campos (Espinhel)



A Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARHC) renovou as parcerias com as Juntas de Freguesia de Espinhel, Fermentelos, Ois da Ribeira e Requeixo, para a limpeza dos jacintos e reabilitação da pateira. Cada uma irá receber 3200 euros.
As quatro autarquias procederão a acções de vigilância e remoção manual dos jacintos, como acção preventiva. António Cunha representava a ARHC e sublinhou que "a parceria de há um ano foi um sucesso, razão porque se repete».
Os quatro autarcas concordam: a acção preventiva é eficaz e deve continuar. Manuel Campos, de Espinhel considerou a parceria como «muito importante, por permitir controlar a praga, já que é quase impossível erradicá-los». Sesnando Reis, de Requeixo, em cuja sede a parceria foi assinada, notou que «todas as semanas inspeccionamos as margens» e que "há verbas para a sua requalificação, em risco de se perderam". Carlos Nolasco, de Fermentelos, considerou «fundamental a limpeza», que «tem de ser feita antes que o caudal de água desapareça da zona dos palhais». Depois, pantaniza-se e já lá não se consegue chegar. Fernando Pires, de Ois da Ribeira, disse que "a limpeza deve começar já", quando ainda estão pouco desenvolvidos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os encravanços da ponte de Ois da Ribeira



A ponte de Ois da Ribeira pela qual circulamos hoje com todo o à-vontade, foi construída após uma epopeica luta do povo da freguesia, pelo menos desde 1908. Talvez antes.
Há 75 anos, a 12 de Maio de 1936, o presidente da comissão - que era o padre José Bernardino Santos Silva - convocou uma reunião, para analisar o encravanço em que o engº. Moreira de Sá a tinha metido. Leiam o recorte, recolhido do jornal Soberania do Povo, da época. Se clicarem na imagem, ela amplia.
Ao tempo, o Grupo Dramático Os Inseparáveis deu uma récita (a 10 de Maio), «cheia de espectadores de Ois e de várias freguesias do concelho que muitas vezes ovacionaram os artistas» e foi convidado para actuar em Oronhe no domingo seguinte. E assim aconteceu.
Velhos e outros tempos!!!

O Grupo Cultural Semente no palco da ARCOR

O Grupo Cultural Semente, de Eixo, esteve em Ois da Ribeira no sábado, e representou a peça «A Irmã Indiscreta», com aplausos do público (mais de meia casa) que foi apreciar o seu talento. Foi a terceira vez que actuou no palco da ARCOR.
A foto é de Luís Neves.
Amplia-se. se for clicada.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Cicloturismo da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira

O passeio cicloturístico da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira foi anteontem, domingo, e hoje aqui deixamos a foto oficial. A caravana andou à volta da pateira - por Espinhel, Piedade, Fermentelos, Mamodeiro, Carregal e Requeixo, antes de carregar baterias na margem ribeirense.

Clicar na imagem para a ampliar.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O casamento de Olívia e Zé da Luz, há 75 anos!








Lembram-se do ti Zé da Luz? E da ti Olívia? Moravam na casa mesmo em frente à igreja e já ambos faleceram. Pais de Maria do Carmo, José Augusto (ausente no Brasil) e Maria Eugénia.

Pronto, eu sei... não é nada de extraordinário. A vida é mesmo assim! Acontece é que se casaram fez 75 anos no dia 2 de Maio. Há 75 anos!!! Ao casamento, convidados, vieram Fernando Joaquim Estima, da distante Aguada de Cima, e Iria Soares de Freitas, da longínqua Viana do Castelo

Foi em 1936 e ao tempo, por Ois, fazia-se a festa de Nossa Senhora do Rosário, com pregação de Monsenhor José Bernardino dos Santos e Silva.

O Grupo Dramático «Os Inseparáveis», apesar da noite muito chuvosa, não arredou pé do palco, mesmo assim, e começou a representação de «O segredo do pescador» - que, porém, não conseguiu levar até ao fim, precisamente por causa da chuva. Se fosse hoje, representariam no salão da ARCOR. E não seria a chuva que tal impediria.

De Espinho, para visitar a família, vieram José dos Santos Alla de Resende, com sua filha Laura, a sogra Laura e a cunhada Maria Augusta.Era assim Ois! Há 75 anos!

domingo, 15 de maio de 2011

O Boletim Informativo da ARCOR

O secretário da direcção deu-me em mãos o Boletim Informativo da ARCOR, nº. 5, quadrimestral - dos meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril de 2011. Estive a ler e deu-me a saudade. Vejam lá!!! E fui procurar a primeira edição do Jornal da ARCOR, do já longínquo Setembro de 1979. Deliciei-me!
São projectos diferentes, embora provavelmente com o mesmo objectivo. Vou guardar este BI, já não digo para o reler daqui a 32 anos, mas pelo menos daqui a meia-dúzia! E aqui deixo a primeira página!

sábado, 14 de maio de 2011

Teatro do Grupo Semente no palco da ARCOR





O salão cultural da ARCOR recebe hoje o Grupo Cultural Semente, de Eixo (foto), que apresentará a peça "A Irmã Indiscreta», adaptada da obrad e Miguel Mihura e com Izilda Esteves no principal papel.


O grupo apresenta-se pela terceira vez na ARCOR, depois da «estreia» de 11 de Março de 2006, quando representou «O doente imaginário», de Moliére. Voltou a 28 de Março de 2009, com a peça «O Morto Teimoso» - adaptada de “A Birra do Morto”, de Vicente Sanches, com encenação de Rui Vieira.


A peça “Uma Irmã Indiscreta” já esteve anunciada para 10 de Julho de 2010 , mas foi adiada. Izilda Esteves assume o principal papel, ao lado de José Gil e Nuno Gil, Rui Vieira, José Valeriano, Filomena Teles e La-Salete Anileiro, com som de João Soares e luz de Luís Pires, sendo Pedro Esteves o contra-regra. Rui Vieira é o encenador. Já foi representada em Pevidém (Guimarães), Eixo, Horta, Águeda, Cacia e Lombomeão (Vagos), sempre com êxito.


O espectáculo é promovido pelo Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR e está marcado para as 21,30 horas, com entradas livres, no salão do centro social.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A direcção de José Melo Ferreira e alteração de estatutos





A direcção do engº. José Melo Ferreira tomou posse a 12 de Maio de 1991, para um mandato de dois anos. A direcção incluía o secretário João Viegas, o tesoureiro Diamantino Correia e os vogais Paulo Jorge Silva e João Paulo Pires. O padre Júlio Granjeia presidia à assembleia geral, com António Manuel Melo (1º. secretário) e Rui Jorge Fernandes (2º.). O conselho fiscal era presidido por Armando Ferreira, com Manuel Horácio Figueiredo Reis e Manuel Duarte de Almeida.


No mesmo dia, mas de 2000, realizou-se uma assembleia geral de apresentação de contas e alteração de estatutos, para que os órgãos sociais pudessem fazer mandatos de quatro anos consecutivos. Esta parte, seria adiada para o dia 19. Votaram 34 associados, mas sem atingir os 2/3 exigidos pelos estatutos - 24 votos contra, sete a favor e três abstenções.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Limpeza da pateira leva a acordo das Juntas com a ARH Centro

As Juntas de Freguesia de Ois da Ribeira, Espinhel, Fermentelos e Requeixo assinam amanhã o protocolo com a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro, para se continuarem a desenvolver acções regulares de limpeza da pateira, nomeadamente dos chamados jacinto-de-água, e reabilitação da área lagunar.
A parceria, segundo a ARHC, “revelou-se eficaz”, daí a renovação.
A assinatura do contrato está marcado para as 11 horas, na sede da Junta de Freguesia de Requeixo - curiosamente presidida por um ribeirense, Sesnando Alves dos Reis.

A foto é de 23 de Setembro de 2010, aquando da assinatura, em Fermentelos, da primeira parceria, com os presidentes Fernando Pires (Ois da Ribeira) e Sesnando Reis (Requeixo) , Teresa Fidélis (directora da ARH Centro) e os presidentes Gil Nadais (Câmara Municipal de Águeda), Carlos Nolasco (Fermentelos) e Manuel Campos (Espinhel).

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ARCOR no Troféu Cidade de Ílhavo 2011

A ARCOR vai disputar o Troféu Cidade de Ílhavo 2011, de canoagem, que está marcado para o dia 14 de Maio, sábado, na praia fluvial da Barquinha.

A prova é aberta a atletas dos clubes filiados, em todos os escalões, e começa a partir das 15 horas, com organização da Associação de Canoagem de Aveiro e do Clube Natureza e Aventura de Ílhavo.

A foto mostra Adriano Coelho (à esquerda) e Leandro Melo, que foram segundos classificados de K2 Infantis no Campeonato Nacional de Esperanças II, Zona Centro, disputado a 7 de Maio, em Abrantes.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Arménio José ganhou Nacional de Esperanças II







A ARCOR foi quinta classificada do Nacional de Esperanças II. O GICA, de Águeda, ficou em 35º. lugar. Arménio José (foto), do clube de Óis da Ribeira, venceu a prova de C1 infantil.
As provas realizaram-se em Abrantes, a 7 de Maio (sábado), e os resultados foram os seguintes:
- K2 iniciados (16 tripulações): 10º-João Framegas/Miguel Soares.
- K1 iniciados femininos (25 atletas): 13º-Ana Brinco.
- K1 Iniciado (34): 28º-Luís José.
- K2 Infantil (25): 2º-Adriano Coelho/Leandro Melo; 6º-António Gonçalves/José Gonçalves.
- C1 infantil (8): 1º-Arménio José; 4º.-Luís Santos.
- K2 infantil (16); 3º-Cíntia Espinhal/Mariana Fernandes.
- K1 infantil F (33 ); 11º-Sara Soares; 12º-Mariana Pires.
- K1 cadetes femininos (25): 11º .-Ana Laranjeira.
- C1 Cadete (15): 9º-Sandro Maia; 12º-Manuel Tavares.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Julieta e Carina foram campeãs regonais de canoagem

Julieta Fernandes (à esquerda) e Carina Pereira, da ARCOR, sagraram-se campeãs regionais de K12 infantis, a 9 de Maio de 2004, faz hoje precisamente 7 anos.
A prova, integrada no Campeonato Regional de Promessas, realizou-se em Ois da Ribeira, organizada pela ARCOR - no âmbito do programa comemorativo do 25º. aniversario da associação.
Diogo Neves e Romeu Fernandes foram vice-campeões de K2 e Diogo Pereira terceiro em K1, todos em infantis. A ARCOR foi terceira, entre 9 equipas.

domingo, 8 de maio de 2011

A ARCOR, há 7 anos, representou a comédia "A Prima Eugénia»

A 8 de Maio de 2004, há 7 anos, o Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR actuou em S. João de Loure, representando a peça «A Prima Eugénia», comédia em três actos, escrita em 1952 por Manuel Rodrigues. Estreara a a 11 de Abril.
O GTA encerraria a sua época artística no restaurante Pôr-do-Sol, a 12 de Junho seguinte. A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Águeda esteve presente e entregou o galardão «ARCOR/25 anos» ao seccionista Porfírio Pires.
«Gosto muito de teatro e surpreende-me o nível artístico deste grupo de actores amadores da ARCOR. Gostei muito do grupo, é admirável como, sendo amadores, atingem esta qualidade, como se fosse de profissionais», disse
Jacinta Almeida, que foi chamada ao palco para entregar o galardão a Porfírio Pires, responsável pela produção da peça/comédia «A Prima Eugénia», sob direcção de cena de Arlindo Reis.
O grupo, sempre muito aplaudido, actuou duas vezes em Ois da Ribeira e ainda em Eirol, Crastovães, Valongo do Vouga e Mamodeiro. «Tivemos de interromper a digressão, pois o período de férias não é compatível com este tipo de actividades», explicou Porfírio Pires.
Clicar na imagem, para a ampliar
Vereadora Jacinta Almeida e o Seccionista Porfírio Pires, que recebeu o galardão «ARCOR/25 anos»
Grupo de Teatro Amador (GAT) da ARCOR em palco (2004/Junho/12)
Confraternização final do GTA da ARCOR (2004/Junho/12).

sábado, 7 de maio de 2011

«Uma Irmã Indiscreta» no palco da ARCOR


O Grupo Cultural Semente, de Eixo, vai estar em Ois da Ribeira na noite de 14 de Maio, para representar a peça «A Irmã Indiscreta», adaptada da obra de Miguel Mihura.
O espectáculo surge no âmbito do intercâmbio cultural entre os grupos Semente e GTA da ARCOR - e esteve marcado para 10 de Julho de 2010, sendo então adiado.
O Grupo Semente esteve pela primeira vez em Ois da Ribeira com a peça “O doente imaginário”, de Moliére, em 2006. Voltou em 2009, com o “O Morto Teimoso”, peça adaptada da obra de Vicente Sanches, num espectáculo do ciclo comemorativo da inauguração do Centro Social e do Ano 30 da ARCOR.
A 13 de Novembro de 2010, no X Festival de Teatro ”10 Anos 10 Peças”, organizado pelo Grupo Cultural Semente, foi a vez do GTA da ARCOR actuar em Eixo, apresentando a comédia “O Gato”.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Estreia de equipas de futebol da ARCOR, há 32 anos!





Há 32 anos, duas jovens equipas de futebol de 7 da ARCOR fizeram a sua estreia num Torneio da Direcção Geral dos Desportos.

O Escalão C perdeu (1-3) com Segadães, jogando com Daniel Prazeres, Afonso Manuel, António Cadinha, António Joaquim, Carlos Estima, António Fernando (1), António Paulo, Pedro Carlos, Jorge Manuel, Vitor Manuel, Rui Jorge e Carlos Samuel.

O Escalão D foi mais feliz e derrotou (5-2) a Trofa. Alinharam, Dionísio Prazeres, Fausto Resende, Milton Juan, João José, José Edgar (3), António Augusto, José Fernando, José Laudelino, Paulo Augusto, Rui Manuel, José António e Paulo.

Os mais velhos, no mesmo dia, perderam (3-4) com a RALL, alinhando com Milton Juan; António Vicente, Diamantino (Raúl), José Maria e Manuel Capitão; Carlos Marques, José Meelo e José Ferreira; Abel (2), José (1) e Jorge.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vitória colectiva e 8 individuais da ARCOR em Requeixo

A ARCOR venceu o 2º. Circuito de Canoagem da Pateira de Requeixo, conquistando 8 provas individuais, por Adriano Coelho, Cíntia Espinhal, Manuel Tavares, André Santos, Rui Figueiredo, Valery Shuftakin, Andreia Fernandes e António Baptista.
A prova decorreu a 1 de Maio, com seis equipas filiadas da Associação de Canoagem de Aveiro. A ARCOR venceu, com 209 pontos - seguida de SC Aveiro (135), Saavedra Guedes (115), CN da Torreira (105), IDEC de Cacia (96) e CN de Ílhavo (41).
Resultados individuais:
- K1 iniciados: 5º.-João Framegas; 11º.-Miguel Soares; 12º.-Luís José.
- K1 iniciadas: 6ª.-Ana Brinco.
- K1 infantis: 1º.-Adriano Coelho; 2º.-António Gonçalves; 4º.-José Gonçalves.
- K1 cadetes: 5ª.-Ana Laranjeira.
- K1 infantis: 1ª.Cíntia Espinhal; 2ª.Mariana Fernandes.
- C1 cadetes; 1º.-Manuel Tavares; 2º.-Sandro Maia.
- C1 infantis: 3º.-Luís Santos; 4º.-Arménio José.
- K1 seniores: 1º.-André Santos, 5º.-Carlos Macedo; 6º.-Paulo Silva.
- K1 juniores: 4º.-Alexandre Pires.
- K1 veteranos B: 1º.-Rui Figueiredo.
- K1 veteranos C: 1º.-Valery Shuftakin; 2º.-Volodymir Perekodov.
- K1 juniores: 1ª.-Andreia Fernandes.
- C1 juniores: 1º.-António Baptista; 2º.-Amílcar Pina.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

As contas da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira

As contas da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira, de 2010, foram aprovadas com uma abstenção - a do socialista Carlos Pereira.
A Assembleia de Freguesia realizou-se a 26 de Abril, com participação do seis do sete eleitos - faltou Carla Tavares (na Assembleia Municipal, que decorria simultâneamente). As receitas totais foram de 81 479,14 e as despesas de 53 236,15, pelo que transitou um saldo de 28 242,99 euros.

“Houve diminuição de receitas, por não ter havido tanta venda de árvores e lenhas. As transferências da Câmara Municipal e do Estado mantiveram idênticas”, disse o presidente Fernando Pires.

Os trabalhos da AF, sem presença de público (o que é sempre revelador do desinteresse da comunidade) envolveram a identificação toponímica da freguesia - apresentada pela Câmara Municipal. Foi aprovada por unanimidade, registando-se, porém, algumas falhas em nomes (o Largo do Centro Social, por exemplo) e a inexistência de outros (o caminho das Quintas, para a pateira de Espinhel) é um deles.Os lapsos e as não identificações vão ser comunicados aos serviços camarários.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Passeio cicloturístico de Ois da Ribeira

O primeiro passeio cicloturístico deste ano está marcado para 15 de Maio, por iniciatva da Junta de Freguesia.
A concentração e partida será as 8,30 hora, nas imediações do hangar, e os cicloturistas passarão por Espinhel, Piedade, Perrães, Fermentelos, Mamodeiro e Carregal (com paragem para lanche, no parque local) e Requeixo, até ao parque ribeirense da pateira - onde decorrerá o almoço de confraternização.
As inscrições estão abertas na Junta de Freguesia e nos estabelecimentos comerciais de Fernando Pires, Maria Joaquina e Café do Nélson.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

As instituições centenárias do concelho de Águeda

A Medalha de Mérito Distrital foi atribuída a seis instituições de Águeda. Aqui estão elas representadas na foto, da esquerda para a direita: Nuno Abrantes (Banda Alvarense), Inês Silva e António Celestino de Almeida (Banda Velha de Fermentelos) - depois José Mota (Governador Civil) e o ministo Rui Pereira - José Maria Gomes (Tuna de Ois da Ribeira), Hélder Rocha (Ginásio), Jorge Castro Madeira (Misericórdia) e Mário Jerónimo (Banda Castanheirense).
.

domingo, 1 de maio de 2011

Medalha de Mérito Distrital para a Tuna de Ois da Ribeira

A Tuna de Ois da Ribeira foi uma das 29 instituições centenárias do distrito galardoadas com a Medalha de Mérito Distrital instituída pelo Governo Civil de Aveiro, quando comemora os seus 175 anos.
A cerimónia decorreu no dia 26 de Abril e a foto mostra o Governador José Mota (à esquerda) e o ribeirense José Maria Almeida Gomes (representante da Tuna, à direita), ladeando o ministro da Administração Interna, Rui Pereira - que presidiu à cerimónia.